CDC - Consultoria, Educação e Esporte

domingo, 30 de outubro de 2011

Mulheres buscam definição dos braços antes da chegada do verão


Com a chegada das altas temperaturas é hora de expor braços em regatas e tops, que entram com força no vestuário feminino no Verão. Mas os membros superiores nem sempre são o forte das mulheres que, muitas vezes, priorizam pernas e glúteos nos treinos. Investir em exercícios específicos para os membros superiores pode proporcionar braços definidos e boa postura.

Ter músculos torneados se tornou moda entre as atrizes americanas, como Cameron Diaz e Renée Zellweger. Mas braços definidos não são sinônimo de masculinizados, já que depende do estímulo.

"De maneira geral, as mulheres não gostam de treinar braços com medo de ficarem muito fortes e ganharem volume. Isso é um mito, porque o braço masculinizado envolve treinar com cargas excessivas, alimentação especial e muita dedicação", ressalta a personal trainer e professora da Loft Sport, Karoline Carvalho.

O personal trainer Marcelo Rocha, do Studio 2 You, explica que para definir membros superiores deve-se trabalhar dois grandes grupos: o dorso, que envolve as costas, e o peitoral. "Estimulando os dois, a pessoa trabalha como um todo e consegue equilíbrio, muito importante tanto para a estética, quanto para a postura. Assim terá um dorso bem definido e costas delineadas", explica.

Para acenar o 'tchauzinho' sem medo

O tríceps, tão conhecido entre as mulheres como o músculo do "tchauzinho", é considerado um músculo inativo, que não é trabalhado nas atividades cotidianas.

"É a primeira musculatura a perder o tônus e sujeito a aparecer flacidez. Na mulher, de maneira geral, é também o músculo que mais demora a apresentar resultados. Sempre dedicamos mais tempo a ele nos treinos", comenta a personal Karoline Carvalho.

De acordo com Marcelo Rocha, existe um déficit de estímulo nesse músculo, mesmo em muitas mulheres com pernas bem torneadadas. "Fisiologicamente, com o decorrer dos anos, há um aumento do acúmulo de gordura no tríceps", ressalta o personal.

Exercícios combinados à alimentação

Além dos exercícios específicos para bíceps, tríceps, ombros e costas, conjunto que permite conseguir um equilíbrio e uma postura adequada, a alimentação balanceada é essencial para reduzir o percentual de gordura nos braços, que deve ser em torno de 10%. Se o nível de gordura no local for grande, primeiro será necessário eliminá-lo. A personal Karoline Carvalho ressalta que mesmo mulheres de braços finos podem ter gordura nessa região. "Elas têm flacidez e o foco do treinamento será tônus muscular e definição". Neste caso, se o treino for levado a sério, com uma frequência de duas a três vezes por semana, os resultados começam a aparecer entre oito e doze semanas. "É possível conseguir braços delineados ainda para o próximo Verão", garante o personal Marcelo Rocha. O professor orienta optar pelos exercícios com bola, em que se trabalha o conceito funcional. "Quando se insere a bola, além dos músculos superiores, também se trabalha o equilíbrio e o desenvolvimento da musculatura abdominal, pela própria instabilidade que o material proporciona", explica.

http://www.jornalacidade.com.br

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

MORRE A FUNDADORA DAS FACULDADES MONTENEGRO


A fundadora da primeira faculdade de Educação Física do sul da Bahia, professora Waldir Montenegro Matos, faleceu por volta das 20h desta terça-feira (11), no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. Ela foi internada no sábado após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

Primeira vereadora eleita de Ibicaraí, a educadora tinha 94 anos e deixa cinco filhos (Magnólia, Walmar, Waldyr, Osdyr e Osdymar). O corpo de Waldir Montenegro será velado na faculdade, em Ibicaraí, de acordo com familiares.

A educadora é tida como uma das pioneiras no ensino privado na região cacaueira ao implantar os cursos de Pedagogia e Educação Física no fim dos anos 80, início da década de 90, além de Secretariado e Turismo. A faculdade surgiu após quase três décadas de experiência com a Academia de Educação Montenegro.