CDC - Consultoria, Educação e Esporte

segunda-feira, 5 de abril de 2010

TOUR EM PULMÃO GIGANTE

Pneumologistas levam população a tour pelo interior de um pulmão gigante.
Instalação passará por 8 capitais entre os dias 29 de abril e 20 de novembro, como parte das comemorações do Ano do Pulmão. Entre os dias 29 de abril e 20 de novembro, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Paraná, além do Distrito Federal, receberão, em suas capitais, um pulmão gigante em parques e praças de grande circulação. Instalado em uma área de cerca de 300 m2, um inflável de 190 m2, reproduzirá em minúcias o pulmão humano permitindo que o público entre pela traqueia e conheça todas as particularidades do órgão e os principais problemas que o atingem.

A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e faz parte da celebração do Ano do Pulmão, que vem sendo comemorado em 2010 por sociedades médicas de diversas partes do mundo. Em sete compartimentos do pulmão gigante, dotados de cartazes e monitores, os visitantes assistirão a vídeos e receberão informações sobre doenças como tuberculose, asma, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), câncer e pneumonia. Cada parte do inflável terá as texturas que simbolizam estas doenças, oferecendo o máximo de realidade. Os compartimentos serão interligados entre si e produzidos em material translúcido, com ventilação natural. “Queremos oferecer à população informações sobre as características de todos estes males que atingem a saúde respiratória, abordando os principais fatores de risco, prevenção, detecção e a importância do início precoce do tratamento, qualquer que seja a patologia, de maneira lúdica, de modo a chamar a atenção e conscientizar desde as crianças até os mais experientes”, afirma a dra. Jussara Fiterman, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Um setor de extrema importância no Pulmão Gigante, ressalta a pneumologista, será sobre o tabagismo. “Lá os visitantes terão informações sobre a relação do tabagismo, tanto ativo como passivo, com as principais doenças respiratórias, e especialmente com o câncer de pulmão”. Dicas e outras informações serão transmitidas no intuito de auxiliar aqueles que desejam abandonar o vício, ou auxiliar amigos e familiares nesta dura batalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário