CDC - Consultoria, Educação e Esporte

quinta-feira, 13 de maio de 2010

CREATINA LIBERADA

OBJETO DE DESEJO DOS AMANTES DA MUSCULAÇÃO, CREATINA JÁ PODE SER VENDIDA NO BRASIL.

O nutrólogo Dr. Euclésio Bragança, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais, explica os benefícios da creatina para quem faz exercícios de alta intensidade.

Cafeína também foi liberada para suplementos alimentares. Poderoso agente queimador de gorduras, a cafeína também é uma substância há muito aguardada pelos atletas que praticam atividades de baixa e média intensidade mas de longa duração, caso dos corredores de longa distância, maratonistas e nadadores que necessitam ter baixo peso para um rendimento de alta performance.
Substância encontrada no cacau, no café e em diversos chás, a cafeína já é conhecida por levar o organismo a queimar gorduras (e não açúcares ou proteínas) na busca por energia.
A Anvisa acaba de liberar produtos com até 420 mg de caféina por porção.
Duas substâncias desejadas por muitos brasileiros praticantes de exercícios acabam de ser liberadas pela Anvisa para produção e comercialização no Brasil: a creatina e a cafeína.
Reivindicação antiga da Abenutri-Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais, a liberação da creatina acontece "com 12 anos de atraso", afirma o Dr. Euclésio Bragança, presidente da entidade e criador da Integralmédica, uma das mais importantes empresas de nutrição esportiva do País.
Segundo o Dr. Bragança, a creatina é uma substância segura e eficaz usada em diversos países por praticantes de exercícios em geral e, em especial, dos de curta duração e alta intensidade – como boxeadores, levantadores de peso, praticantes de musculação e atletas de corridas curtas (tiros de 100 metros, por exemplo).
Produzida pelo organismo humano – mas em dose limitada de 2 g/dia –, a creatina faz parte do sistema fosfagênico, que é a fonte imediata de energia requerida em um exercício de alta performance e alta intensidade. “É na creatina que o organismo busca energia nos primeiros 10 segundos do exercício”, explica.
Combinação de três aminoácidos que podem ser isolados a partir de carnes e peixes ou sintetizados, a creatina é indicada ainda para definição muscular, resultando em um aumento saudável do músculo.
Segundo o Dr. Bragança, a creatina hidrata a célula, o que é ótimo para quem faz musculação. O músculo cresce de uma maneira saudável, ao contrário do que ocorre quando são usados esteróides, que incham a célula pelo lado de fora e podem causar sérios danos à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário