CDC - Consultoria, Educação e Esporte

sexta-feira, 18 de junho de 2010

CIRURGIA DO DIABETES

Estudo comprova que Cirurgia do Diabetes é mais eficaz que tratamento convencional.
Pacientes que passaram pela cirurgia do diabetes tiveram uma queda média de 21% nos níveis de glicose no sangue após um ano. Já o tratamento convencional resultou em um aumento de 11% da taxa. Procedimento no Brasil é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina.
Estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, avaliou a eficácia da cirurgia do diabetes comparada ao tratamento convencional, com remédios orais e aplicação de insulina.
Os pacientes que se submeteram a cirurgia do diabetes tiveram, em um ano, uma queda de 21% na taxa de glicose no sangue. Já os pacientes que foram submetidos ao tratamento convencional tiveram no mesmo período um aumento de 11%. “Os resultados dos estudos são bastante promissores. É importante frisar que não se trata de uma nova técnica, conforme vem sendo comunicado à opinião pública. Identificamos que as cirurgias realizadas para obesidade promovem um controle do diabetes tipo 2 bastante eficaz. Ou seja, os procedimentos demonstraram-se mais efetivos para controle da doença metabólica do que para perda de peso”, afirma Thomas Szegö, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), segunda maior associação da especialidade no mundo com quase 1000 filiados.
A cirurgia se mostrou eficaz também na redução do consumo de medicamentos orais e insulina. Antes da cirurgia, 84,3% dos pacientes estavam tomando medicação para controlar a doença e um ano após o procedimento, apenas 22,4% ainda faziam uso de alguma substância. No grupo de tratamento convencional, porém, a porcentagem de pacientes que necessitam de insulina ou medicamento oral saltou de 66,7% para 82% em um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário