CDC - Consultoria, Educação e Esporte

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ACADEMIAS E ANABOLIZANTES

Academias devem alertar sobre uso de anabolizantes e seus riscos à saúde.

A hipertrofia muscular é um desejo que aumenta cada vez mais entre os adeptos de academias, mas hoje existem tratamentos para o crescimento do músculo, sem manifestar efeitos colaterais.

Uma lei aprovada há três meses na Câmara de Vereadores de Curitiba e homologada pelo prefeito Luciano Ducci determina que as academias de ginásticas, os centros esportivos e os estabelecimentos comerciais de "nutrição esportiva" são obrigados a fixarem em local visível cartaz advertindo para os riscos do consumo de anabolizantes. O desrespeito à lei prevê multa no valor de R$ 5.300,00 e até recomendação para suspensão de alvará de funcionamento ou interdição provisória. A fiscalização e o controle sobre o cumprimento da lei cabe à Secretaria Municipal da Saúde, mas os estabelecimentos terão amplo direito a defesa, em processo administrativo.

No Brasil, apesar da proibição de venda, os esteróides são consumidos em larga escala. Os anabolizantes são substâncias sintéticas similares aos hormônios sexuais masculinos e promovem, portanto, aumento da massa muscular e o desenvolvimento de caracteres masculinizantes. O uso indiscriminado provoca 69 efeitos colaterais já documentados. Em garotos e homens existe a redução da produção de esperma, retração dos testículos, impotência sexual, dificuldade ou dor ao urinar e calvície. Também parada no crescimento de crianças, depressão, fadiga, insônia, diminuição da libido, dores de cabeça, dores musculares, problemas hepáticos, derrame cerebral e até câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário