CDC - Consultoria, Educação e Esporte

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Pessoas que frequentam academia virtual também perdem peso.


Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Indiana, EUA, afirma que visitas regulares a uma academia virtual, através da rede social Second Life, pode ajudar obesos a manter hábitos saudáveis e perder peso.

O Second Life é uma rede onde os usuários criam seus próprios avatares e fazem atividades cotidianas, interagindo com outros usuários conectados.

O estudo foi realizado com participantes de dois programas de emagrecimento, ambos com duração de 12 semanas e com reuniões de quatro horas por semana. Apenas um desses grupos se reunia em uma comunidade online chamada Club One Island, que faz parte da rede Second Life.

Durante essas reuniões, os participantes de cada grupo receberam orientações sobrenutrição, atividade física e adoção de hábitos saudáveis e foram incentivados a praticar esses hábitos no cotidiano.

Ao final do experimento, os participantes dos dois grupos perderam, em média, 4,5 quilos. Quando os pesquisadores analisaram os grupos a fim de descobrir mudanças de comportamento, descobriram que aqueles que usaram o Second Life estavam comendo de maneira mais saudável e fazendo mais atividades físicas.

De acordo com os estudiosos, a motivação e a autoconfiança conquistadas na academia virtual ajudaram os participantes a atingir seus objetivos na vida real. Eles afirmam que, para perder peso, uma mistura de motivação real e virtual pode funcionar melhor.

Dieta pela internet é alternativa prática para perder peso com saúde
Novos métodos para emagrecer e atingir o peso desejado aparecem o tempo todo. A dificuldade está em encontrar uma maneira de mudar os hábitos alimentares de forma eficaz e sem tantas restrições no cardápio. Se você já experimentou diversos caminhos para emagrecer e não obteve resultados satisfatórios, os programas de emagrecimento online podem ser uma alternativa.

É comum pessoas que estão acima do peso se sentirem desconfortáveis em academias de ginástica ou em grupos de emagrecimento. Nesses casos, a dieta pela internet pode ser uma vantagem. O segredo do apoio virtual na perda de peso está na dieta equilibrada, no apoio do nutricionista e nos serviços personalizados. O internauta que escolhe seguir um programa de emagrecimento pela web tem a possibilidade de tirar dúvidas com profissionais da saúde por meio de bate-papos, e-mails ou telefone.

Um dos atrativos está na possibilidade de utilizar ferramentas de apoio. Para alcançar o peso ideal, o internauta é motivado com calculadoras de calorias, cardápios virtuais, blogs e contadores de exercícios. Com uma espécie de diário, o usuário pode controlar a qualidade de calorias ingeridas no dia e seguir as metas estipuladas pelo cardápio virtual.

A possibilidade de adicionar informações no site permite ainda que os usuários aprendam a se disciplinar, algo importante na manutenção do peso desejado. Quanto mais o internauta acessa e atualiza seus dados, maiores são as chances de perder peso.

Use a internet a seu favor
Como o usuário não está sozinho na batalha pela perda de peso, as dietas pela internet proporcionam a troca de informações entre outros internautas que possuem o mesmo objetivo.

Vale ressaltar que é preciso cuidados na hora de procurar este tipo de serviço. Procure seguir dietas sérias e, principalmente, tenha a preocupação com a saúde nos hábitos diários, que auxiliam no controle do peso.

Na escolha do site de emagrecimento, procure aqueles que incentivam a responsabilidade, pedindo de forma precisa o peso, dados sobre os exercício que você faz e a quantidade de calorias consumidas. Informações ou atendimento personalizado são outros requisitos importantes.

Além disso, a escolha de programas com recursos interativos, especialistas em nutrição e exercício físico é a que permite maior aproveitamento do internauta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário