CDC - Consultoria, Educação e Esporte

quarta-feira, 7 de julho de 2010

ANEURISMA CEREBRAL

Médicos alertam para o risco do aneurisma cerebral . Muitos pacientes evoluem bem e não apresentam seqüelas, porém outros podem ter déficit neurológico e até mesmo evoluir ao óbito.

O aneurisma cerebral consiste na dilatação de uma artéria intracraniana. Isto acontece devido ao enfraquecimento da parede do vaso, tornando-a suscetível a ruptura e sangramento. Uma comparação simples para entender como é um aneurisma: imaginar uma bexiga na parede de uma mangueira.

Segundo Rodrigo Leite de Morais, especialista do Hospital da Cruz Vermelha do Paraná, muitas pessoas podem nascer com aneurisma que, com o passar do tempo, vai aumentando e pode romper. Os principais fatores de risco para a ruptura do aneurisma são hipertensão arterial e o tabagismo. “O quadro clínico é muito variado. A dor de cabeça súbita e de forte intensidade na região da nuca é o sintoma mais comum. Pode estar associada com vômitos, crise convulsiva, perda de consciência, queda da pálpebra, rigidez do pescoço e déficit visual”, relata o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário