Até muito pouco tempo atrás a musculação era vista e conhecida como uma "fábrica de músculos", em que os praticantes eram apenas homens grandes e fortes e as mulheres "saradas".
Felizmente essa visão vem mudando graças ao grande número de pesquisas científicas que vem sendo realizadas sobre este assunto.
O público que vem sendo mais beneficiado através da musculação, com melhoras expressivas na qualidade de vida são pessoas na Melhor Idade.
Nessa faixa de idade a musculação bem orientada pode e deve ser utilizada como tratamento e prevenção de várias doenças, em especial: a doença no coração (coronariana), a pressão alta (hipertensão arterial), diabetes do tipo II (mais comum após os 40 anos), obesidade, osteoporose, neoplasias do cólon, ansiedade e depressão. Os aspectos mais favoráveis são:
- Aumento do colesterol bom (HDL).
- Redução dos triglicerídeos.
- Redução da pressão alta (arterial) ou até redução da quantidade de medicamentos.
- Redução da tendência a arritmias, devido à diminuição da sensibilidade à adrenalina causada pelo estresse.
- Aumento da sensibilidade das células à insulina, auxiliando indivíduos com diabetes tipo II.
- Estímulo ao metabolismo dos carboidratos gastando mais energia e auxiliando no emagrecimento.
- Estímulo hormonal equilibrado para as necessidades do organismo.
- Estímulos imunológicos, deixando o corpo mais resistente às implicações do dia a dia.
- Redução da gordura corporal devido ao maior gasto calórico.
- Aumento da massa muscular auxiliando nas atividades diárias.
- Tendência à elevação da taxa metabólica pelo aumento de massa muscular.
- Manutenção e em alguns casos até aumento da massa óssea para indivíduos com osteoporose ou osteopenia.
- Melhora da flexibilidade.
Esses aspectos só são demonstrados nos indivíduos praticantes de musculação, que possuem um acompanhamento seguro, eficaz, consciente e freqüente, que leva em consideração os aspectos individuais de cada participante. Segundo o último consenso do Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM), para o público da Melhor Idade é indicado realizar musculação três vezes por semana em dias alternados.
Não tenha medo, os músculos são os responsáveis pela sustentação e movimentação de todo seu corpo, se eles estiverem fortes, você poderá fazer muitas coisas.
Prof. Jeferson Luis da Silva, CREF 5383-G/SP, é educador físico, doutorando em Cardiologia pela Faculdade Medicina da USP - InCor, Membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia do Exercício e possui trabalhos científicos expostos em congressos internacionais.
http://www.exercitandosaude.com.br/
Fonte:Exercitando Saúde 30/6/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário