CDC - Consultoria, Educação e Esporte

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

ACNE GRAVE

Falta de tratamento pode transformar uma doença com impacto estético em trauma para a vida toda. Ela pode aparecer de repente e o incômodo inicial pode não ser dos piores, porém aqueles simples e inofensivos cravos e espinhas podem ser o início de um caso de acne grave. O problema, que acomete cerca de 80% da população entre 13 e 18 anos, passa os limites da estética e é considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As cicatrizes também vão além da aparência: auto-estima baixa, alterações de humor, timidez e depressão tornam a vida de quem tem o rosto cheio de cravos e espinhas num martírio diário.

Segundo a dermatologista Ediléia Bagatin, professora do Departamento de Dermatologia da UNIFESP, a acne grave é caracterizada por lesões inflamatórias, nódulos, cistos, concentrados no tronco e na face. “As lesões são dolorosas, profundas e muitas vezes drenam pus”, afirma a especialista. Casos mais severos e felizmente mais raros podem ser acompanhados de febre, dor articular e leucocitose, que é um aumento do número de glóbulos brancos no sangue.

O tratamento deve ser precoce e bem orientado, independente da idade. É importante buscar a ajuda de um dermatologista, o único profissional capacitado para indicar os melhores tratamentos para cada caso. “Existem diferentes tratamentos, só locais, por via oral ou combinados. A escolha depende do grau da doença e só o dermatologista poderá indicar a opção mais adequada para cada caso”, explica a Ediléia.

Nos casos de acne grave ou mesmo moderada, mas resistente a outros tratamentos, com tendência para cicatrizes e repercussão psicológica importante, o retinóide oral (substância derivada da vitamina A conhecida como isotretinoína), conhecido comercialmente com o nome de Roacutan, é a terapia mais utilizada. De acordo com a Dra. Ediléia Bagatin, a substância reduz o tamanho e a atividade das glândulas sebáceas e normaliza o excesso de queratina no folículo piloso. ”Assim, a isotretinoína também consegue eliminar as condições que propiciam o desenvolvimento de bactérias e a inflamação”, explica a doutora.

Como em qualquer outro, o tratamento da acne deve ser levado a sério e cumprido até o fim. “Filtro solar e hidratantes do tipo oil-free são indispensáveis. Uma alimentação saudável, de preferência de baixo índice glicêmico com alimentos que não elevam a taxa de açúcar no sangue muito rápido, também pode contribuir para um resultado satisfatório”, conclui a dermatologista. Seguindo as orientações corretas, é possível tornar o sonho da pele perfeita realidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário