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quinta-feira, 4 de março de 2010

A ARTE DA CAPOEIRA

Capoeira é uma dança negra com muitos rituais e expressões, possui uma linguagem onde cada gesto significa e representa idéias e sentimentos. É na dança que se manifesta a tradição milenar da cultura negra de reverenciar as origens, de expor emoções e sensações através do balanço dos braços, arremesso dos pés, meneio do tronco e quadris, perambulando pelo círculo em estreita ligação com o solo.
A prática da capoeira está segmentada nas academias existindo muitas correntes ideológicas e filosóficas. O objetivo da luta é tornar o capoeirista senhor de si mesmo e integrado ao grupo de forma fraterna e coletiva. O ponto alto dessa arte sempre foi resistir contra o preconceito e a discriminação disfarçada. A referência do povo afrobrasileiro é o Zumbi dos Palmares. Coube a Zumbi liderar a gente do quilombo num momento decisivo da luta contra os escravistas, empenhados em sufocar a semente da liberdade que teimava por crescer no solo brasileiro.
Nos tempos atuais, a ação de muitos mestres tem permitido a preservação do jogo da capoeira enquanto luta e arte, aspectos essenciais nessa manifestação cultural. Sua sobrevivência está assegurada pela ação de inúmeros praticantes que compreendem a importância dessa forma exclusiva e magnífica de expressão corporal, cultivando a graça e a leveza dos movimentos, as possibilidades técnicas e plásticas de traduzir fisicamente elasticidade, flexibilidade e controle. Em sua originalidade, dispensa-se a brutalidade, onde o potencial defensivo é facilmente captado no vigor, combinado à velocidade dos movimentos.
Os professores de capoeira costumam ser praticantes, discípulos de seus mestres. Normalmente estas pessoas iniciam esta arte muito cedo, passando por estágios de desenvolvimento no qual se atinge graus mais elevados, é a conhecida mudança de cordão até tornar-se instrutor. O exercício da profissão tem levado muitos destes interventores a procurar a graduação no curso de educação física para melhor especialização e prestação de serviços. A capoeira deixou de ser praticada nas ruas, invadiram as academias e escolas. Faz parte de nossa cultura regional e serve como excelente instrumento pedagógico e para melhora da condição física.
Praticar capoeira requer força, equilíbrio, flexibilidade e muita resistência física, além de boa coordenação motora. É uma excelente alternativa para combater o sedentarismo e proporcionar mais saúde às pessoas. Dentro da escola tem muito utilizada na educação infantil e fundamental. Alguns educadores com formação de nível superior implantaram e desenvolvem a capoeira nas escolas públicas da região. A atuação das coordenadorias de educação da rede pública e as faculdades regionais têm possibilitado esta prática tendo acompanhamento do Conselho Regional de Educação Física – CREF. Órgão fiscalizador que tem compromisso de prestar serviços de melhor qualidade a nossa sociedade. A profissão de educação física foi regulamentada há pouco mais de 10 anos, está em plena ascensão, aumentando o número de associados e de profissionais graduados. Desta forma, o ganho social é imensurável principalmente pelo irrelevante papel de manter raízes culturais viva e por proporcionar melhor saúde.
O exercício físico, a prática esportiva, a dança, natação... são imprescindíveis para melhoria da qualidade de vida. Movimentar o corpo é fundamental para seu bom funcionamento, para elevar a auto-estima, constituir novas amizades, reabilitar e nos deixar mais feliz.

Um comentário:

  1. Desde 1789 a capoeiragem se fez presente no Rio de Janeiro vinculada principalmente aos embarcadouros a exemplo da "Praia da Piaçaba", vindo a ser um fenômeno social pernicioso na época de D.João Vl que aqui chegou em 1808 fugido de Portugal, que houvera de ter sido invadido pela França. Com receio dos capoeiras e de ser assassinado a mando dos invasores de Portugal, criou a Intendência de Polícia e nomeou o Major Vidigal, cuja a incumbência foi de rechaçar a capoeiragem carioca, que ele o fez atravéz da "Ceia dos Camarôes" (forma de capturar os capoeiristas à distância por intermédio de um chicote longo).

    A partir de 1850, com o final da Guerra do Paraguai,em cumprimento de uma promessa, os escravos que participaram tiveram a tão sonhada liberdade. Entretanto, não havendo moradia para atender a demanda, os escravos subiram a montanha no centro da cidade e fundaram a primeira favela brasileira, "O Morro da Providência". A partir daí as maltas proliferaram no Rio de Janeiro, diga-se de passagem, as mais importantes a dos Guaiamus e Nagôas.

    As maltas atuaram de diversas formas na política, tanto do lado dos Conservadores, quanto dos Republicanos, porém, em maior número no primeiro partido, inclusive logo após a libertação dos escravos em 1888, José do Patrocínio fundou a "Guarda Negra" que reverenciava cegamente a Princesa Isabel como forma de agradecimento pela Lei Áurea. Quando houve a proclamação da República em 1889, Marechal Deodorao da Fonseca neste mesmo ano, fundou a primeira Chefia de Polícia sob o comando Sampaio Ferraz, que quase exterminou com a capoeiragem.

    A capoeiragem, como um camaleão que muda de cor, ficou disfarçada nos casarios (casa de cômodos), na "Pernanda Carioca", nos meandros do samba e batucada na região da saúde, visto que era criminalizada no código penal brasileiro. Quando, Mestre Bimba em 1930, surgiu com a Capoeira Regional criada por Dr.Cisnando e otimizada por Dr. Decânio e Bimba, diante do então Presidente Getúlio Vargas, este maravilhado com a nova roupagem da capoeiragem a discriminalizou e ainda por cima criou a figura do professor de Educação Física, cujo o primeiro a ser agradiado mais tarde com elogios de Getúlio - "por relevantes serviços prestado a Educação Física brasileira através da Capoeira Regional", foi Mestre Bimba.

    Deste momento em diante cristalizava-se a primeira e natural transformação que mais tarde teve no Grupo Senzala o importante papel de colocá-la no status que hoje se encontra.

    A capoeiragem tem seus próprios designos, suas próprias codificações, que não coadunam com o aprisionamento a um ou outro segmento da sociedade. A educação física só terá importância na capoeiragem ser for coadjuvante de processos que não venham interceder e ou provocar distorsões culturais, que reputo seculares.

    Pobre é o povo que não tem cultura, mais pobre ainda será, o povo que não respeita a sua própria cultura.

    Mestre "Pipoca"
    www.escoladecapoeiragemsenzala.com.br

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