CDC - Consultoria, Educação e Esporte

terça-feira, 16 de março de 2010

SIBUTRAMINA EM ALIMENTOS

Anvisa interdita empresa que adicionava sibutramina em alimentos.

Brasília (DF) - Operação conjunta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Polícia Federal interditou, quarta-feira (10), a fábrica de alimentos Ledal Química do Brasil Ltda.,em Goiânia (GO). Investigação realizada pelos dois órgãos identificou a presença de sibutramina, medicamento controlado utilizado para o tratamento de obesidade, em três produtos: Fibra Regi e Sliminus em cápsulas e Sliminus em comprimidos.

Mais de 600 mil comprimidos de alimentos ficaram retidos no local.. A Anvisa também determinou a suspensão de distribuição e comercialização, em todo território nacional, de todos os lotes que apresentaram sibutramina na perícia.

A interdição da fábrica é valida por 90 dias, prazo em que a empresa poderá apresentar recursos e contraprovas. Caso as irregularidades sejam confirmadas, a empresa pode ser punida com multas que variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.

A investigação teve origem em 2009, a partir de denúncia de irregularidades com relação ao alimento Affinato. Em dezembro do mesmo ano, fiscais da Anvisa realizaram inspeção na fábrica da Ledal Química do Brasil Ltda. e coletaram amostras de diversos produtos da empresa.

As amostras foram encaminhadas para perícia da Polícia Federal, que constatou a sibutramina nos três alimentos.

Sibutramina

A sibutramina é uma substância de uso controlado que não pode estar presente em alimentos. Em janeiro, a Anvisa divulgou alerta para os profissionais de saúde sobre o uso dessa substância.É que a realização de um estudo, denominado SCOUT (Sibutramine Cardiovascular Outcomes), demonstrou aumento do risco cardiovascular não fatal nos pacientes tratados com a substância.


Nenhum comentário:

Postar um comentário