CDC - Consultoria, Educação e Esporte

quarta-feira, 17 de março de 2010

PILATES CONTRA A MÁ POSTURA

Método é recomendado para crianças e adolescentes que, com o recomeço das aulas, ficam ainda mais expostos aos problemas causados pelo posicionamento incorreto. Com o reinício do ano letivo, a atenção à postura de crianças e adolescentes deve ser redobrada. Mochilas pesadas e posição corporal errada são fatores que podem ser causadores de problemas futuros. Por isso, uma das alternativas encontradas para minimizar e corrigir deformações na coluna de jovens tem sido o método pilates.

A procura pelo procedimento tem uma explicação. Segundo a professora de Educação Física Gisely Machado, o pilates é ideal para crianças e adolescentes, já que as técnicas desenvolvidas se adéquam às necessidades deles. “Há uma alta prevalência de alterações posturais de coluna nessa faixa etária. O posicionamento inadequado pode ser tratado com exercícios aplicados no pilates”, explica.

A professora ressalta que, além disso, o método também é recomendado porque nessa fase há um crescimento acelerado do corpo, muitas vezes acompanhado de dor. “O trabalho com flexibilidade e sustentação do corpo ajuda o adolescente a passar por essa etapa com menos incômodos”, acrescenta Gisely.

Gisely afirma que existem algumas peculiaridades no trabalho com esse público. “Existem músculos que funcionam de maneira diferente em quem está em desenvolvimento. É necessário equilibrar a parte lúdica com a pedagógica para se divertirem e aprenderem ao mesmo tempo como funciona o corpo”, salienta.

A técnica do pilates tem como principal ferramenta a associação do trabalho físico ao controle neuromuscular. Isso permite melhor ganho de força e flexibilidade e favorece a reorganização de músculos e ossos. Por isso, na fase da adolescência o método é recomendado tanto para as meninas, preocupadas com a beleza, quanto para os meninos, que querem conquistar músculos mais firmes e fortes de forma saudável.

O Pilates

O Pilates foi criado pelo alemão Joseph Pilates no fim do século passado e hoje é utilizado em muitos países. Foi introduzido no Brasil em 1994 e alia condicionamento físico e mental. Pode ser praticado em grupo ou de forma individual, com acompanhamento de um professor para controlar melhor a execução dos movimentos. O pilates não causa lesões nem fere as articulações porque respeita os limites de cada um. Ele já vem sendo indicado para o controle de doenças como osteoporose, diabetes e hipertensão, além de ser recomendado para todas as idades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário