CDC - Consultoria, Educação e Esporte

sábado, 27 de março de 2010

BAHIA RECEBE 67 NOVAS AMBULÂNCIAS

Ministério da Saúde distribuirá 650 veículos a todos os estados do país, elevando a cobertura do SAMU/192 para 130 milhões de brasileiros. São as primeiras das 2.312 unidades que serão entregues até agosto.

O Ministério da Saúde vai distribuir a todos estados e Distrito Federal a primeira remessa de ambulâncias de um total de 2.312 adquiridas pelo governo federal. Nessa primeira etapa, serão 650 novos veículos e, destes, 67 irão para a Bahia. Eles atuarão no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) do estado. A previsão é que as 2.312 unidades sejam entregues até agosto. Com isso, o governo federal vai mais que dobrar as 1.488 ambulâncias existentes hoje no país e atender, até o fim do ano, mais de 160 milhões de brasileiros.
Na Bahia, com as 67 unidades encaminhadas ao estado, o SAMU/192 passará a uma cobertura de 56,70%, atingindo cerca de 8,2 milhões de pessoas. Com os novos veículos, a frota baiana aumentará em 58,26% e chegará a 182 veículos.

IMPACTO NO ATENDIMENTO - “Estamos dando um passo importante em direção à universalização do SAMU/192. As novas ambulâncias vão expandir as ações do programa, ao garantir um atendimento de qualidade a uma parcela maior da população. O aumento da frota melhora o tempo de resposta médica e torna a assistência cada vez mais ágil”, afirma o ministro José Gomes Temporão.

Além da expansão no atendimento, as novas ambulâncias servirão também para renovar a frota, substituindo os veículos que, devido ao tempo de uso, quilometragem atingida e condições, devem ser retirados de circulação. Mais de 350 veículos serão utilizados na substituição de antigos – o que representa uma renovação de cerca de 25% da frota do país até o fim de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário