CDC - Consultoria, Educação e Esporte

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

OBESIDADE INFANTIL

Obesidade infantil – ser “fofinho” pode ser um risco fatal para seu filho.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 1/3 da população mundial está acima do peso considerado ideal, sendo que, nos últimos 20 anos, o número de crianças obesas triplicou. Essa mudança nos padrões é atribuída à prosperidade socioeconômica da população, o que acarretou em um aumento da ingestão de alimentos mais processados, calóricos, gordurosos e açucarados. Em contra partida, houve redução do consumo de frutas e hortaliças, além do tempo dedicado as refeições e a atividade física.

Segundo a nutricionista Janine Lamas, da Clínica Physio Athletic de Ribeirão Preto, a obesidade é resultado do somatório de fatores ambientais, hereditários e psicológicos. Uma criança apresenta 50% de chance de ser obesa na fase adulta se ela for obesa aos seis anos de idade. Entretanto, essa porcentagem cresce de 70 a 80% se a obesidade estiver presente na adolescência.

Vários fatores de risco podem surgir associados ao ganho exagerado de peso como alterações no colesterol e aumento da resistência à insulina. “Essas alterações podem levar a doenças cardiovasculares e diabetes. O excesso de adiposidade pode estar associado a mudanças da função pulmonar que se revelam por meio de surtos de sono durante o dia e apneia. Presença de problemas dermatológicos como estrias e infecções por fungos, além de acantose nigricans, que é o escurecimento da pele, também podem ocorrer”, explica a nutricionista.


ALIMENTOS QUE AJUDAM A PREVENIR O CÂNCER

Frutas e legumes orgânicos são as estrelas do cardápio.

O que frutas vermelhas, uvas, brócolis e tomate têm em comum? Eles estão no topo da lista dentre os alimentos que protegem contra o câncer. O Instituto Americano de Pesquisa do Câncer estima que cerca de 1/3 dos 1,4 milhões de casos de câncer que ocorrem anualmente nos Estados Unidos poderiam ser prevenidos se as pessoas adotassem uma dieta saudável. Se pensarmos que o que comemos se traduz em como o nosso corpo reage, faz todo o sentido frutas e legumes orgânicos serem considerados "estrelas" do cardápio.

Frutas Vermelhas
Framboesa, amora e mirtilo (blueberry) são consideradas uma fonte riquíssima de vitamina C. Flavonóides, ácido elágico, fibras e outros antioxidantes (substâncias que ajudam na proteção das células do corpo contra os danos cumulativos), ajudam a evitar o aparecimento de diversos tipos de câncer, em especial os de cólon, esôfago, pele, bexiga, pulmão e mama.

Uvas
Fruta abundante em antioxidantes, em especial o resveratrol. Pesquisa científica identificou que o resveratrol tem a capacidade de impedir que células cancerosas desenvolvam-se na mama, fígado, estômago e sistema linfático. A maior fonte de resveratrol encontra-se na casca da uva. Outro ponto importante: uvas vermelhas são muito mais ricas em resveratrol do que as uvas verdes.

Brócolis
São vegetais crucíferos, da mesma família da couve-flor, repolho, couve e couve de Bruxelas. Pesquisas descobriram que os vegetais dessa família são ricos em isotiocianatos, que regulam um complexo sistema enzimático que protege as células no nosso corpo contra o câncer de estômago, boca, faringe e laringe (garganta) e esôfago.

Tomate
A cor vermelha do tomate deve-se ao licopeno, antioxidante importante na luta contra o câncer de próstata, mama, útero e melanoma (o mais agressivo tipo de câncer de pele). O interessante é que quanto mais concentrado o tomate, melhor, pois o processamento faz com que o licopeno seja absorvido mais facilmente (extrato de tomate e ketchup, por exemplo).

IMPORTANTE: Vale à pena lembrar que o uso de pesticidas e agrotóxicos de forma não controlada no Brasil ainda constitui um fator preocupante. Por isso, sempre que possível, opte pelos vegetais orgânicos. Nenhum vegetal possui propriedade de prevenir o aparecimento do câncer isoladamente. Para a prevenção do câncer, recomenda-se uma dieta balanceada, que seja rica em vegetais, fibras e carnes magras e pobres em gorduras (saturadas e trans).

Por - Juliana Morato
Link Comunicação Empresarial

DOENÇAS CRÔNICAS NO BRASIL

Mortes por doenças crônicas caem 17% no Brasil. Grupo corresponde a 67% do total de óbitos no país, com 700 mil vítimas em um ano. Diabetes aumenta em 10% no período de 11 anos.

Estudo do Ministério da Saúde aponta queda de 17% nas mortes por doenças crônicas não transmissíveis em 11 anos, entre 1996 e 2007, o que equivale a uma redução média de 1,4% ao ano na taxa de mortalidade. Esse grupo, que representa 67% do total de óbitos no país, inclui as doenças cardiovasculares, as respiratórias crônicas, as neoplasias e o diabetes. Somente em 2007 foram 705,5 mil vítimas dessas doenças. Ao contrário da tendência geral da mortalidade por doenças crônicas, as mortes por diabetes apresentaram aumento de 10% no mesmo período. (Confira a apresentação emwww.saude.gov.br)

Os dados fazem parte do Saúde Brasil 2009, publicação anual da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), que neste ano apresenta os temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Em 2010, a ONU recomendou que os países-membros incluam as doenças crônicas não transmissíveis entre as prioridades que estarão em discussão na Assembleia de 2011.

No Brasil, a maior redução entre as doenças crônicas foi registrada nas mortes por doenças respiratórias (enfisema pulmonar, doença pulmonar obstrutivas crônica, asma, etc.), o que equivale a uma queda média de 2,8% ao ano na taxa de mortalidade. Segundo a análise, um dos fatores para esse resultado é a diminuição do tabagismo no país. De 1989 a 2009, o percentual de fumantes na população caiu de 35% para 16,2%.

PROPRIEDADES MEDICINAIS DO ALHO

Propriedades medicinais do alho reduzem a pressão arterial e até previnem câncer.

Com cheiro e sabor únicos, o alho é um tempero muito utilizado na culinária mundial. Nos tempos antigos sua importância ultrapassava os limites da cozinha - o vegetal já foi utilizado como moeda de troca para pagar impostos e comprar escravos e como amuleto para afastar os maus espíritos. “Existem diversas variedades de alho e o que os diferem é o sabor, acidez, tamanho, cor, forma e quantidade de dentes por bulbo”, explica o nutrólogo Maximo Asinelli.

As características individuais do alho são alteradas conforme o modo do cultivo e as condições do clima, do solo e da altitude de cada lugar. “Ele possui vitaminas A, C, B2 e B6, aminoácidos e sais minerais, ferro, iodo, silício, carboidratos, cálcio, selênio e proteínas. Além disso, possui mais de 33 derivados do enxôfre (substâncias sulfuradas), como a alicina, responsável pela maioria de suas propriedades medicinais”, aponta.

A alicina - líquido de coloração amarelada que é formado quando o alho é esmagado - é resultado de um processo químico proveniente da quebra das células do alho e esta substância é que dá a planta seu cheiro característico. Segundo Asinelli, a alicina tem a capacidade de dilatar os vasos sanguíneos, ajudando na circulação do sangue e prevenindo a trombose. “Ela também ajuda a reduzir o colesterol total, o mau colesterol (LDL), os triglicerídeos e a pressão alta”, ressalta.

Há ainda vários outros benefícios derivados da alicina. Ela estimula o fluxo das enzimas digestivas, elimina toxinas através da pele, inibe o desenvolvimentos de bactérias e combate fungos. Também age como um antiviral e ajuda a fortalecer o sistema imunológico, aumentando o número de linfócitos T - células de defesa do sangue. “Por isso o alho atua como expectorante, antigripal, desinfetante, antinflamatório, antisséptico e vermífugo”, complementa o médico.

Para quem quer prolongar sua aparência jovem o alho também é um grande aliado, pois possui ação antioxidante, combatendo os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. “O consumo deste vegetal reduz o risco de doenças cardiovasculares, já que reduz a aderência das plaquetas do sangue nas paredes das artérias. Pesquisas indicam que o alho também é benéfico na prevenção do câncer do cólon e do esôfago e ajuda a reduzir o câncer de mama, pele e pulmão”, acrescenta.

A quantidade adequada para consumo da planta é de quatro gramas de alho cru ou oito miligramas de óleos essenciais por dia, o equivalente a um dente de alho, de acordo com entidades como o Ministério da Saúde do Canadá. “O alho tem ação tranquilizante sobre o sistema nervoso e pode ser considerado um alimento anti-estresse. Consumi-lo diariamente contribui para manter o organismo sadio”, garante o especialista.

A melhor forma de consumir a planta e aproveitar todos os seus benefícios é come-lo cru junto com a comida, assim todas as suas propriedades são preservadas. Fazer um chá de alho é outra forma de manter suas características medicinais. “Quando o alho é frito, ele acaba perdendo a maioria de seus nutrientes e consequentemente seu valor nutricional”, afirma Asinelli.

Apesar de trazer beneficiar a saúde em vários aspectos, o alho é contra-indicado para crianças com até quatro anos, mulheres em período de amamentação, quem tem problemas estomacais, úlceras, dermatites ou no pré e pós-operatório de alguma cirurgia. “Em excesso o alho pode provocar dor de cabeça, de estômago, dos rins, má digestão, irritabilidade da mucosa gástrica, azia, gazes e até tonturas”, alerta.

Doutor Maximo Asinelli (CRM-Pr 13037)

Médico Nutrólogo

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

Saúde atualiza formulário para uso racional de 343 medicamentos.
Publicação orienta sobre prescrição adequada de tratamentos para as doenças que mais atingem a população. Produtos são os mais utilizados no país.
O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (14), durante o V Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica, o Formulário Terapêutico Nacional 2010. A edição atualizada da publicação é um manual de uso de 343 medicamentos disponíveis gratuitamente na rede pública e utilizados no tratamento das doenças que mais atingem a população. O formulário orienta sobre indicação, contra-indicações, cuidados na administração, efeitos adversos e até mesmo sobre o armazenamento dos produtos. “Essa é uma importante ferramenta que, ao orientar os profissionais e gestores de saúde para a adequada prescrição, contribui para o uso racional de medicamentos, que significa a oferta do produto apropriado às condições clínicas do paciente, na dose e no tempo correto de uso”, explicou o diretor de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Júnior. Segundo ele, o formulário também contribui para a melhoria do padrão de atendimento aos usuários e na otimização dos gastos públicos com assistência farmacêutica.

USO RACIONAL – Os 60 mil exemplares do Formulário Terapêutico Nacional 2010 serão distribuídos às equipes da Estratégia Saúde da Família, gestores estaduais e municipais de saúde, entidades representativas da área médica e farmacêutica, faculdades de Farmácia e unidades do Programa Farmácia Popular. A publicação também estará disponível no portal do Ministério da Saúde – www.saude.gov.br
Essa é a segunda edição do formulário. A primeira, com 40 mil exemplares reproduzidos, foi lançada em 2008. Os medicamentos relacionados no livro são os mais utilizados pela população, como antibióticos, antiinflamatórios e medicamentos para diabetes e hipertensão. Eles estão na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), atualizada a cada dois anos e cuja última edição foi publicada em maio de 2010.

MEDICAMENTO CONTRA HANSENÍASE

Acordo permite transferência de tecnologia para produzir medicamento contra hanseníase.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o presidente do laboratório farmacêutico Novartis no Brasil, Alexander Triebnigg, assinaram, na tarde desta quarta-feira (15/12), acordo de transferência de tecnologia para produção nacional do princípio ativo da clofazimina, um dos medicamentos utilizados no tratamento da hanseníase. O princípio ativo será produzido por laboratório oficial brasileiro, a ser definido pelo Ministério da Saúde, e só poderá ser utilizado na rede pública de saúde. A expectativa é que o Brasil domine a tecnologia de produção da clofazimina dentro de cinco anos.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

EMDR PARA PACIENTES COM FIBROMIALGIA

Pacientes com Fibromialgia tem mais uma opção para tratamento da doença.

A Fibromialgia tem despertado um grande interesse por profissionais da saúde em suas diferentes especialidades. Mesmo assim, ainda é uma doença pouco conhecida. A doença engloba uma série de manifestações como dor, fadiga, indisposição e distúrbios do sono. Diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da Fibromialgia, dentre eles doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais. Os sintomas de Fibromialgia podem provocar alterações no humor e diminuição da atividade física, o que agrava a condição de dor. A doença pode prejudicar a qualidade de vida e o desempenho profissional.
A boa notícia é que o EMDR pode ser eficiente no tratamento da Fibromialgia. EMDR ou Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares é uma técnica que ativa mecanismos de cura do nosso cérebro. Essa técnica foi descoberta por Francine Shapiro no final da década de 80. Inicialmente, era utilizada apenas para pacientes que sofriam de stress pós-traumático. Hoje é muito utilizada no tratamento de outras doenças e para otimização do desempenho.
Ao procurar tratamento para Fibromialgia, a Dra. Giovana Tessaro resolveu testar em si mesma o EMDR. "Quando descobri algumas técnicas que me ajudaram com os sintomas da Fibromialgia, tive vontade de compartilhar a cura com outras pessoas, pois a Fibromialgia traz dores muito limitantes", comenta Giovana. A psicóloga fez fisioterapia e terapia verbal, mas os resultados eram no máximo momentâneos. O que realmente a ajudou foi o EMDR.

Como funciona o EMDR?
Antes de compreender o EMDR é necessário conhecer algumas características do cérebro. O cérebro é um orgão com subdivisões, áreas com diferentes características bioquímicas e diverso em sua organização celular. Por exemplo, ele é dividido entre hemisférios direito e esquerdo: no lado direito predomina o comando das nossas emoções e potencial artístico, no esquerdo, as conexões que regulam nossa capacidade racional e lógica. Outra divisão importante vem de nossa evolução como animais. São diferenças marcadas por três momentos da evolução: répteis, mamíferos, humanos. Tantas diferenças dentro do cérebro dificultam a sincronia entre razão, emoção e ação. Também dificultam a "digestão" das experiências que vivemos. Com o EMDR ativamos várias áreas cerebrais através da estimulação sensorial bilateral, aumentando a troca de energia entre seus hemisférios. Há um fluxo mais rápido e intenso em nosso sistema de processamento de informação e adaptação: um verdadeiro instinto de cura.

Porque o EMDR funciona no caso da Fibromialgia?
A Fibromialgia é uma doença muito ligada ao emocional. "Experiência difíceis, que o cérebro não consegue processar, vão sendo acumuladas em nosso cérebro emocional. Podemos ou não ter consciência delas. Quando essas lembranças ficam no cérebro emocional, ficam quase no seu estado original, como se ainda fossem presentes, assim as emoções e sensações ligadas a elas continuam sendo disparadas, ainda mais quando algo semelhante no meio externo aparece. Dai a causa psicológica da dor. Nosso corpo acaba tendo que dar conta das dificuldades do mundo real e atual e também das experiências que estão vivas, pulsando no cérebro emocional como se ainda fossem atuais e reais, mesmo que não tenhamos consciência delas. Uma das formas do corpo expressar este acúmulo, é através da dor, do cansaço, mas também pode ser através de sentimentos negativos, pensamentos negativos e repetitivos", conclui a psicóloga Giovana Tessaro.

De frente com a Fibromialgia
M.S. de 51 anos é paciente da Dra. Giovana Tessaro. M.S. sente dores relacionadas a Fibromialgia a aproximadamente 20 anos. Descobriu o problema a 5 anos. A paciente sentia muitas dores no corpo e fadiga, o que fez com que procurasse diversos profissionais para entender o que se passava. Reumatologistas, Ortopedistas, Fisioterapeutas e Massagistas foram alguns dos profissionais que M.S. procurou. Ha um ano, o genro de M.S. indicou a Dra. Giovana Tessaro.
Desde então, a paciente conta que as dores diminuiram e consequentemente as doses de remédios para a doença também. "Antes precisava tomar quatro doses de um determinado remédio. Hoje tomo apenas duas doses", conta M.S. A terapia a ajudou muito e fez com que aprendesse a trabalhar a dor, já que relaciona a Fibromialgia com problemas emocionais.
Para a paciente, se todos os seres humanos pudessem trabalhar o emocional, certamente iriam enxergar os seus problemas de uma forma diferente, já que, para ela, 90% dos problemas estão relacionados ao emocional. Hoje, M.S. faz terapia, Yoga e é vendedora autônoma. Diz que é preciso ocupar a cabeça e não ficar parada. Ainda segundo M.S., a dor está na alma e não no fisico. "É preciso procurar ficar bem consigo mesma e procurar ajuda sempre que necessário", comenta.
Segundo a Dra. Giovana Tessaro, a paciente M.S. teve uma redução significativa de suas dores e melhoria da qualidade do sono. "Agora vamos começar a trabalhar o cansaço e dar continuidade ao seu desenvolvimento pessoal para que possa atingir suas metas", conclui a Dra. Giovana.

A Dra. Giovana Tessaro indica alguns tratamentos para a Fibromialgia:
:: Tratamento psicoterápico com EMDR e/ou Brainspotting;
:: Procurar ajuda medicamentosa para aliviar os sintomas e aumentar a qualidade de vida;
:: Procurar alimentar-se bem, neste sentido um nutricionista funcional pode ajudar muito;
:: Procurar realizar exercícios físicos, escolhendo algo que seja mais prazeroso e possa ser facilmente adaptado a rotina;
:: Envolver-se em atividades criativas, novidades e estar perto de boas companhias, afinal, as companhias alimentam nossas emoções e ajudam a atravessar momentos difíceis;
:: Osteopatia, acupuntura, fisioterapia e RPG também podem contribuir.

Saiba mais em: www.giovanatessaro.com.br

Fonte de Pauta 02: Giovana Tessaro* - Psicóloga - CRP 08/07536-4
* Giovana Tessaro é psicóloga clínica e terapeuta em EMDR e Brainspotting; especializanda em neuropsicologia e especialista em Administração.

Fonte de dados sobre Fibromialgia: http://www.fibromialgia.com.br

CÂNCER DE BOCA

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) destaca que dificuldade para falar, mastigar e engolir, assim como o aparecimento de caroços no pescoço e grande perda de peso, são indícios de câncer na boca já em seu estágio avançado. Porém, para detectar a doença ainda em sua fase inicial é indicado que todos realizem visitas periódicas ao dentista. Além disso, as pessoas também podem recorrer a um autoexame. Para tal, basta ficar atento para qualquer alteração na região bucal, como mudança de cor na pele e nas mucosas e aparecimento de feridas e manchas avermelhadas e esbranquiçadas.

É o local onde o câncer se desenvolveu e a gravidade da doença que vão definir o tipo de procedimento a ser tomado. Após detectado, o tratamento, na maioria dos casos, é feito através de cirurgias, já que mesmo quando diagnosticado no início há a necessidade da remoção do tumor. De qualquer maneira, o diagnóstico tem que ser feito o mais cedo possível, como em qualquer outro tipo de câncer. Assim, as possibilidades de sobrevida e cura dos pacientes são bem maiores.

Chances
80% das pessoas que diagnosticam o câncer bucal em sua fase inicial se curam, segundo os dados do Inca.

De olho na boca
Tenha uma boa higiene bucal e verifique se próteses dentárias estão bem colocadas.
Use filtro solar nos lábios, visite regularmente o dentista e evite o consumo de tabaco e de bebidas alcoólicas.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

DIA MUNDIAL DA MENOPAUSA - 18/10

Estudo epidemiológico da Divisão Clínica Ginecológica do Hospital das Clínicas da FMUSP com cerca de 6 mil mulheres, a partir dos 40 anos, aponta as doenças correlacionadas ao período do climatério, no qual ocorre a menopausa.

A pesquisa “Dados demográficos, epidemiológicos e clínicos de mulheres brasileiras climatéricas”, conduzida pela Divisão Clínica Ginecológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com apoio da Bayer Schering Pharma para a publicação e a divulgação, apresenta o perfil da mulher na transição para a menopausa e na pós-menopausa. Este estudo, um dos mais amplos já realizados sobre o tema com a população brasileira, envolveu cerca de 6 mil mulheres em uma investigação com onze anos de duração (entre 1983 e 2004) realizada no Setor de Climatério do Hospital das Clínicas da USP. O resultado identifica e quantifica as principais doenças e distúrbios correlacionados à menopausa em nosso meio, tais como os típicos sintomas vasomotores (fogachos ou ondas de calor), a obesidade medida por meio do índice de massa corpórea (IMC) e distúrbios como a hipertensão arterial (pressão alta), a diabetes e as doenças cardiovasculares, entre outros.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ACADEMIAS E ANABOLIZANTES

Academias devem alertar sobre uso de anabolizantes e seus riscos à saúde.

A hipertrofia muscular é um desejo que aumenta cada vez mais entre os adeptos de academias, mas hoje existem tratamentos para o crescimento do músculo, sem manifestar efeitos colaterais.

Uma lei aprovada há três meses na Câmara de Vereadores de Curitiba e homologada pelo prefeito Luciano Ducci determina que as academias de ginásticas, os centros esportivos e os estabelecimentos comerciais de "nutrição esportiva" são obrigados a fixarem em local visível cartaz advertindo para os riscos do consumo de anabolizantes. O desrespeito à lei prevê multa no valor de R$ 5.300,00 e até recomendação para suspensão de alvará de funcionamento ou interdição provisória. A fiscalização e o controle sobre o cumprimento da lei cabe à Secretaria Municipal da Saúde, mas os estabelecimentos terão amplo direito a defesa, em processo administrativo.

No Brasil, apesar da proibição de venda, os esteróides são consumidos em larga escala. Os anabolizantes são substâncias sintéticas similares aos hormônios sexuais masculinos e promovem, portanto, aumento da massa muscular e o desenvolvimento de caracteres masculinizantes. O uso indiscriminado provoca 69 efeitos colaterais já documentados. Em garotos e homens existe a redução da produção de esperma, retração dos testículos, impotência sexual, dificuldade ou dor ao urinar e calvície. Também parada no crescimento de crianças, depressão, fadiga, insônia, diminuição da libido, dores de cabeça, dores musculares, problemas hepáticos, derrame cerebral e até câncer.

GERALDO SIMÕES RECEBE APOIO

Pactos & Impactos deixou um novo comentário sobre a sua postagem
"Geraldo recebe apoios e diz que confia na Justiça":

Caro Geraldo

Os grandes homens da história da humanidade não tiveram a unanimidade, é comum um homem público atrair amor e ódio, principalmente aqueles que não conseguem entender o verdadeiro papel do representante político e desconhece o quão é difícil lutar por interesses diversos dentro do congresso, há também aqueles que esperam compensações pessoais e quando não conseguem viram inimigos, não se preocupe, pois estes tipos estão lhe fazendo um favor. Os medíocres devem estar vibrando afinal são invejosos, pois não conseguiram chegar a aonde você chegou. Nesse momento queremos lembrar o quanto você e guerreiro, pois temos acompanhado grandes vitórias após grandes desafios – Quando ninguém acreditava na sua campanha que tinha a frente à zebra você estourou; quando os fascistas engendraram a acusação da vassoura de bruxa, você deu a volta por cima e tenho certeza Geraldo, não só eu como todos os seus eleitores, que vota em você por acreditar no homem público, no pai, no filho, no irmão e amigo e acima de tudo no seu caráter. Temos a convicção de que você dará mais uma vez à volta por cima.

Os seus verdadeiros amigos da Ceplac

Postado por Pactos & Impactos no blog PACTOS &IMPACTOS em 10
de setembro de 2010 17:50

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

DESFILE 7 DE SETEMBRO - ITABUNA (BA)

O desfile do 7 de setembro/2010 aconteceu pela manhã,a partir das 8:00 horas envolvendo divesas instituições públicas e particulares. A rede pública estadual participou do evento cívico sob a Coordenação da Educação Básica - DIREC 7.
Programação:
1. Começou com o Colégio CIOMF, em seguida o CISO e depois a fanfarra do município de Gongogi. O Colégio Estadual Inácio Tosta Filho e Colégio Estadual General Osório desfilaram apresentando temas relacionados à educação e responsabilidade social. Em seguida entrou o Colégio Estadual Josué Brandão com o tema falando de liberdade. O Colégio Modelo apresentou-se com boa participação de estudantes. O Colégio Estadual Félix Mendonça apresentou evoluções culturais que representava o Sul da Bahia.
A apresentação do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde teve maior número de participantes, em que estudantes mostravam os cursos técnicos da instituição. A composição final ficou por conta do NTE Itabuna e equipe da DIREC 7.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

FERRO E ZINCO PARA DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Ferro e zinco trazem força e proteção para desenvolvimento infantil. Carência destes nutrientes é comum e pode trazer consequências para o desenvolvimento e sistema imunológico das crianças.

Uma criança com dificuldades de alimentação é sinônimo de dor de cabeça para os pais. Além das horas das refeições tornarem-se verdadeiras batalhas, o comportamento de repulsa em relação à comida pode trazer consequências graves para o desenvolvimento dos pequenos. Quando se percebe que as crianças apresentam dificuldades alimentares pode haver risco de deficiência de diversos tipos de nutrientes, entre eles ferro e zinco – minerais presentes em alimentos comuns e extremamente importantes para a saúde das crianças.

QUEDA DA DESNUTRIÇÃO REDUZ DESIGUALDADES REGIONAIS

Pesquisa divulgada pelo IBGE confirma avanços expressivos na desnutrição, mas alerta para crescimento acelerado da obesidade.

O Ministério da Saúde comemorou os números divulgados pelo IBGE que revelam a diminuição acentuada da desnutrição em todas as faixas de renda e em todas as regiões do país. De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008-2009), financiada pelo ministério e divulgada pelo IBGE, o Nordeste é o território que mais reduziu os índices de desnutrição infantil, alcançando percentuais próximos aos do Sudeste e aos do Centro Oeste, que historicamente apresentavam índices menores.

Caso a tendência seja mantida, o problema da desnutrição crônica, que é medida pelo déficit de altura em crianças, será superado na próxima década. “A desnutrição despenca rapidamente no país graças aos programas sociais e à atuação do Saúde da Família para orientar padrões alimentares”, afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no lançamento dos resultados da pesquisa. “O recente Congresso Mundial de Obesidade, que reuniu os maiores especialistas da Europa nesta área, apontou dois países que estão na vanguarda de políticas para o enfrentamento dessa situação: Inglaterra e Brasil”, completou.

O excepcional declínio do problema da desnutrição nesta década está associado às melhorias observadas no poder aquisitivo das famílias de menor renda, com a valorização do salário mínimo e à complementação da renda; ao aumento da escolaridade das mães; à universalização do ensino fundamental e à ampliação da cobertura de serviços básicos de saúde e saneamento. Porém, os resultados da POF reforçam alerta sobre uma das principais preocupações com relação à saúde da população: o acelerado crescimento da obesidade em todas as faixas etárias.

A população brasileira melhorou muito em relação à desnutrição e ao déficit de altura. Mas, por outro lado, está engordando, fazendo pouca atividade física, está mudando o padrão alimentar de forma inadequada, o que acende a luz vermelha”, destacou Temporão. Segundo a POF, metade da população adulta está acima do peso considerado ideal. O desequilíbrio entre ingestão e utilização de calorias revela uma mudança nos padrões de alimentação dos brasileiros, que estão substituindo alimentos tradicionais por industrializados. As famílias estão gastando mais com refeições fora de casa, incluindo as chamadas fast food (comida rápida), comidas gordurosas. Tem menos feijão no prato do brasileiro, menos saladas, o que acaba contribuindo com o excesso de peso dos brasileiros/, observou o ministro.

Atento a esse cenário, o governo federal vem promovendo medidas voltadas à promoção da alimentação saudável no Brasil com forma de reverter este quadro. Esta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que instituiu a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para articular e integrar as diversas ações desenvolvidas pelos ministérios; entre eles, o da Saúde. O objetivo da Política é estimular o consumo de alimentos saudáveis e água. O Programa Nacional de Alimentação Escolar do Ministério da Saúde é parte dessa política e funciona integrado à produção local de alimentos e à agricultura familiar, que fornece frutas, legumes e verduras usados na merenda escolar.

AÇÕES – Por meio da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), o Ministério da Saúde desenvolve diferentes medidas para a promoção da alimentação saudável no país. “O Brasil tem que qualificar, aperfeiçoar e trabalhar de maneira mais radical as políticas de governo que envolvam toda a sociedade no enfrentamento deste grande problema de saúde pública”, alertou Temporão.

Em todo o país, 12 mil unidades básicas de saúde oferecem o serviço de vigilância nutricional. Além disso, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família contam com profissionais de nutrição e educação física aptos a orientar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Outra importante iniciativa para o combate à obesidade foi o acordo estabelecido, em dezembro de 2008, entre o Ministério da Saúde e a indústria de alimentos para a redução dos níveis de gordura, sal e açúcar dos produtos oferecidos no mercado. A medida permitiu a eliminação de gorduras trans dos alimentos processados.

O Ministério da Saúde também lançou em 2006 o Guia Alimentar para a População Brasileira. Trata-se da primeira vez que foi lançada uma orientação oficial para gestores, profissionais de saúde e população sobre alimentação saudável. Ainda, nutricionistas foram inseridos no apoio às equipes de saúde da família, com a criação do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (Nasf). Atualmente 1.132 unidades do Nasf estão habilitadas em todo o país. Além disso, por meio do Saúde na Escola, leva orientação à estudantes.

EXCESSO DE PESO – De acordo com o estudo do IBGE, o excesso de peso entre os homens acima dos 20 anos ultrapassa metade da população em três regiões do país: Sul (56%) e o Sudeste (52,4%) e o Centro Oeste (51%). Enquanto o excesso de peso entre as mulheres ultrapassa a metade da população apenas na região Sul (51,6%).

A tendência é a mesma também entre os adolescentes, apesar do ritmo de crescimento ser menor que entre os adultos. Entre o sexo masculino, a taxa de excesso de peso era de 16,7% na POF de 2003 e passou para 21,7% na pesquisa atual, enquanto que entre o sexo feminino esse número passou de 15,1% para 19,4%.

DESNUTRIÇÃO INFANTIL – Segundo a POF 2008-2009, em duas décadas, o Nordeste teve uma redução de mais de três vezes nos índices de desnutrição em crianças de cinco a nove anos. Antes, 24,5% dos meninos e 23,6% das meninas tinham déficit de altura, hoje os números são de 7,9% e de 6,9% para cada um dos sexos.

A POF demonstra que diminuíram as desigualdades sociais relacionadas ao déficit de altura em crianças. Há 20 anos, a diferença entre a menor e a maior classe de renda era de nove vezes na faixa etária de cinco a nove anos. Atualmente, essa razão entre os 20% mais pobres e os 20% mais ricos (seguindo os mesmos parâmetros) é de três vezes.

Em 2008, a pesquisa “Saúde Brasil” do Ministério da Saúde já mostrava que mostrou que a ampliação do acesso à alimentação estava contribuindo para o aumento da estatura das crianças brasileiras. O estudo revelou que o que o déficit de altura nas meninas menores de cinco anos, um dos principais indicadores de desnutrição, caiu 85% de 1974 a 2007. Entre os meninos, a redução foi de 77% no mesmo período.

SAÚDE DO ESCOLAR – Nesta sexta-feira (27), o IBGE também divulgou a segunda parte da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). De acordo com o estudo, a maioria dos adolescentes brasileiros apresenta estado nutricional adequado, com peso e altura compatíveis – 74%. A PeNSE mostra que 23,2% dos estudantes estão acima do peso e 2,9%, abaixo. Foram colhidos os dados antropométricos de quase 59 mil alunos de 13 a 15 anos.

Para este grupo populacional, o Ministério da Saúde promove – por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) – ações educativas junto a alunos, pais e professores, inclusive, com distribuição de material didático para orientar ações nas escolas. A parceria leva profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF) para dentro das salas de aula.

As equipes também fazem a vigilância nutricional de toda a população, inclusive àquelas beneficiadas pelo Bolsa Família. O monitoramento do estado nutricional da população fez com que o Ministério da Saúde passasse a fornecer suplementos alimentares às famílias atendidas pelos dois programas (Saúde da Família e Bolsa Família), como ferro, ácido fólico e vitamina A.

Além do PSE, o ministério coordena outras iniciativas voltadas à prevenção do excesso de peso. A Rede Nacional de Promoção de Saúde é uma dessas medidas, empreendida pelo governo em 2006 e que, atualmente, é integrada por 1,5 mil municípios. “Essas cidades recebem investimento federal para elaborar e manter projetos esportivos ou lúdicos que motivam as pessoas a se movimentar, incluindo adolescentes”, explica o ministro Temporão. No decorrer deste ano, R$ 56 milhões serão repassados aos municípios para que eles apliquem os recursos em ações dessa natureza. De 2006 a 2009, o investimento para as secretarias municipais que compõem a Rede Nacional de Promoção de Saúde foi de R$ 122,4 milhões.

CONGELAMENTO DE ÓVULOS

CRESCE O NÚMERO DE MULHERES QUE CONGELAM SEUS ÓVULOS.

Os motivos vão desde o avanço na idade a problemas de saúde. Atualmente, não é novidade que as mulheres vêm adiando cada vez mais uma gravidez em nome da carreira. Já em outros casos, elas simplesmente não encontraram o “homem certo” e vêem o tempo passando. Há também aquelas que, infelizmente, irão começar um tratamento de quimioterapia, por exemplo, o que provavelmente irá prejudicar suas chances de engravidar. Assim, para todos esses casos uma das opções que aquelas que sonham em ser mãe encontram é o congelamento de óvulos. Trata-se de um dos mais recentes avanços de Medicina Reprodutiva e, como todos os outros que vieram anteriormente, passou por um período de questionamento, próprio das novas técnicas.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

MULHERES OPTAM POR NÃO MENSTRUAR

Mulheres modernas optam por não menstruar. A decisão pode se basear em problemas de saúde, na necessidade de amenizar os sintomas da TPM ou simplesmente no fato de não desejar menstruar todos os meses.
As exigências da vida moderna são muitas e para a maioria das mulheres não é fácil administrar a agenda e investir no próprio bem-estar e na saúde. Por isso, cada vez mais, elas procuram soluções que as auxiliem a ter mais conforto e comodidade no dia a dia. Por esta razão e também por questões de saúde – problemas como endometriose (crescimento do tecido que reveste o útero fora da cavidade uterina) e anemias, entre outros --, muitas têm optado por não menstruar, evitando assim os inconvenientes e sintomas característicos do período pré-menstrual e menstrual.
Neste sentido, os contraceptivos orais com baixa dose hormonal são grandes aliados da mulher moderna. Com dosagens até 10 vezes menores do que na época do lançamento da primeira pílula, hoje estes medicamentos têm menos efeitos adversos e são muitas vezes indicados para uso contínuo (com suspensão da menstruação), contribuindo para a autoestima e qualidade da vida feminina.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA - PORTO SEGURO









Palestra sobre "A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA".
Aconteceu em Porto Seguro(BA) com professor especialista Luiz dentinho.
Público alvo: servidores municipais, profissionais de educação física, coordenadores pedagógicos e gestores.
Apoio da Secretaria de Educação do município.

AMBULÂNCIA COM DESFIBRILADOR

Número de ambulâncias com desfibrilador no País cresce cinco vezes.
Quantidade de veículos com aparelho salta de 300 para mais de 1,5 mil até fim de setembro. Ministério da Saúde investe R$ 5,8 milhões na compra de equipamentos.

PARALISIA CEREBRAL

Paralisia cerebral é uma lesão de uma ou mais partes do cérebro, provocada muitas vezes pela falta de oxigenação das células cerebrais. Acontece durante a gestação, no momento do parto ou após o nascimento, ainda no processo de amadurecimento do cérebro da criança. A especialista em ortopedia Ana Paula Tedesco, do Instituto de Neuro-ortopedia, de Caxias do Sul, vem desenvolvendo um importante papel no estudo e tratamento desta doença. “Alterações pré, peri ou pós-natais podem provocar quadros de paralisia . As principais causas perinatais são prematuridade e baixo peso. No período pré-natal os perigos são as infecções, alcoolismo, drogas, epilepsia, retardo mental, entre outros. No período pós-natal, infecções do sistema nervoso central, trauma, sangramentos intracranianos e asfixias podem ocasionar a doença”, alerta a médica.

Outro dado importante é o número de bebês que podem ser afetados. "70% dos nascidos com extremo baixo peso podem apresentar lesões do sistema nervoso", explica Dra. Ana Paula. "É possível a mãe prevenir esse problema controlando o bebê enquanto ele ainda está dentro da barriga. Muitos casos de paralisia poderiam ser evitados com cuidados básicos, com um pré-natal adequado, previnindo-se fatores de risco ", revela. A médica ressalta, ainda, que o os reflexos da paralisia cerebral podem ser evidenciados nas áreas motoras, de coordenação, equilíbrio e cognitivas.

A prevenção, segundo a médica, é um fator fundamental e desconhecido da maioria das gestantes. “O problema todo está nisso. As pessoas acham que tudo vem da genética quando, no entanto, grande parte dos casos de paralisia poderiam ser evitados”, explica a especialista. Referente ao tratamento, a Dra. Ana Paula vê o presente com esperança. “Hoje conseguimos recuperar muitos pacientes, torná-los hábeis para a comunicação, a movimentação. Isso se deve ao avanço tecnológico e à desmistificação desta doença”, completa.

OFICINA DE TEATRO - PELOURINHO

5ª OFICINA DE TEATRO DE RUA DO PELOURINHO.

Encontram-se abertas as inscrições até o dia 12 de Setembro/2010 para a V Oficina de Teatro de Rua, a ser realizada na Praça das Artes, no Pelourinho, ministrada por Marcos Cristiano, autor do Manual Básico para Teatro de Rua.

A Oficina terá início no dia 13 de Setembro/2010 e prossegue (GRÁTIS) até o mês de Dezembro, às 2as e 4as. , das 16:00 às 18:00 h., culminando com um espetáculo que será apresentado nas ruas e praças de Salvador-BA e permanecerá em temporada até o mês de março/2011.

Serviço: V OFICINA DE TEATRO DE RUA DO PELOURINHO
Onde: PRAÇA DAS ARTES - PELOURINHO
Quando: SEGUNDAS E QUARTAS, DAS 16:00 ÀS 18:00 h.
Quanto: Inscrição R$ 5,00, no início da oficina para material de consumo. Resto do Curso Grátis.
Realização: Marcos Cristiano

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

PRESIDENTE LULA PROMOVE VINICIUS DE MORAES A EMBAIXADOR



Emiliano, que foi relator do projeto de lei que propôs o título ao poeta, esteve presente no evento a convite do presidente Lula.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva promoveu na segunda-feira, 16, o poeta e diplomata Vinicius de Moraes ao cargo de embaixador post-mortem em cerimônia com parentes e amigos do homenageado. Emiliano, quando deputado federal, foi relator do projeto de lei que propôs o título ao poeta. Segundo o candidato, que esteve presente na homenagem, a proposição resgatou uma dívida histórica. “O poeta Vinicius de Moraes, diplomata de carreira, foi arbitrariamente expulso do Itamaraty pela ditadura militar”.

Ao discursar, Lula afirmou que essa reparação poderia ter sido feita antes e criticou a aposentadoria compulsória do poeta ocorrida no período da ditadura militar, após ele ter atuado por 26 anos na diplomacia brasileira.

"As pessoas que tiveram a atitude de um dia propor a cassação de Vinicius de Moraes certamente não serão lembradas pela história. Amanhã ninguém está ou estará sentindo a falta dessa gente", disse Lula.

Em 1968, Vinicius de Moraes foi aposentado compulsoriamente por meio do Ato Institucional Nº 5 (AI-5), sob alegação de que seu comportamento boêmio não condizia com a carreira pública. Vinicius atuou na diplomacia brasileira, em geral em atividades burocráticas, servindo em Los Angeles, Paris e Roma.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou que essa é uma das mais pesadas heranças que ficou da ditadura. "Quando puseram a assinatura na cassação de Vinicius era uma autocassação do Itamaraty que se diminui diante do mundo. Isso tudo hoje demonstra que a força do humanismo é maior do que a força da arma, que a força das ideias pré-concebidas".

A aposentadoria de Vinicius foi publicada quando ele fazia um espetáculo em Lisboa com Chico Buarque de Hollanda e Nara Leão.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

MINISTÉRIO DA SAÚDE (ESCLARECIMENTOS)

Em relação a declarações feitas pelo presidenciável José Serra, na noite desta quarta-feira (11), a respeito da realização de cirurgias eletivas, mutirões, prevenção de doenças e saúde da mulher na atual gestão, o Ministério da Saúde esclarece:

1) Não é verdade que houve redução no número de cirurgias eletivas. Os mutirões foram incluídos na Política Nacional de Cirurgias Eletivas, criada em 2004. Essa política incorporou aos quatro procedimentos que eram realizados até então (catarata, próstata, varizes e retinopatia diabética) outros 86 procedimentos, totalizando 90 tipos de cirurgias eletivas.

2) Com a ampliação, o número de cirurgias eletivas realizadas passou de 1,5 milhão, em 2002, para 2 milhões, em 2009.

3) Em 2009, a quantidade de cirurgias de catarata, por exemplo, foi maior que em 2002, tido como o ano auge dos mutirões. Naquele ano, foram 309.981. Em 2009, o SUS realizou 319.796 cirurgias. E, no decorrer de sete anos (de 2003 até 2009), a quantidade de cirurgias de catarata chegou a 1,9 milhão de procedimentos;

4) Também é incorreto dizer que a prevenção de doenças /ficou para trás/, como afirmou o candidato. Houve avanços inegáveis nesta área, como alguns exemplos a seguir: o Brasil interrompeu a transmissão do cólera (2005) e da rubéola (2009); a transmissão vetorial de Chagas, em 2006; e eliminou o sarampo, em 2007. Estamos próximos da eliminação do tétano e foram reduzidos as mortes em outras 11 doenças transmissíveis, como tuberculose, hanseníase, malária e Aids. O país realizou as duas maiores campanhas de vacinação do país e do mundo: a de rubéola, em 2008, e a contra a gripe H1N1, neste ano;

5) Ainda, em programas estruturantes de prevenção, a cobertura populacional do Saúde da Família cresceu 61% em todo o país – o número de equipes saltou de 19.068 (em 2003) para 30.782 (até março deste ano). Entre suas principais tarefas estão a promoção da saúde e prevenção de doenças. As equipes podem resolver até 80% dos agravos de saúde da população;

6) Em relação à saúde da mulher, para a qual o candidato afirma que há problemas, o Ministério da Saúde informa que a gravidez na adolescência caiu 20% entre 2003 e 2009, e o investimento no planejamento familiar aumentou 605%, totalizando R$ 72,2 milhões, em 2009, para a compra de pílulas e outros contraceptivos. Houve um aumento de 125% nas consultas pré-natal (total de 19,4 milhões em 2009). Na prevenção, o suplemento de saúde da PNAD 2008, feita pelo IBGE, apontou que a proporção de mulheres de 50 a 69 anos que se submetem a mamografia passou de 54,8% em 2003 para 71,5%, em 2008.
Código da matéria 1563

DIA DA GESTANTE - 15 DE AGOSTO

A futura mamãe precisa estar atenta aos cuidados com seu estado nutricional e com a beleza, sempre preservando a saúde do bebê.

Nem sempre a gravidez é confirmada rapidamente, algumas mulheres podem esperar alguns ciclos até que ela finalmente ocorra. Mas, quando surge o positivo, muitas ficam com dúvidas sobre como proceder nesta fase. No Dia da Gestante, comemorado em 15 de agosto, é importante relembrar os cuidados que todas as mulheres precisam ter para garantir uma gestação e um pós-parto saudáveis.

No momento em que a gravidez é confirmada, iniciam-se as consultas com o especialista em obstetrícia, que irá avaliar preventivamente a condição do bebê e verificar a saúde da mãe. Os exames de rotina recomendados a cada trimestre gestacional contemplam análises do sangue, ultrassom, curva glicêmica, entre outros. Nesta fase, a futura mamãe também precisa manter uma boa alimentação, assim o bebê poderá receber todos os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento, e a mulher terá uma gravidez sem a ocorrência de anemias, hemorragias e diabetes gestacional.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

TÊNIS DE MESA NO COLÉGIO - CISO


Mais um projeto está dando certo em nossa escola. É o tênis de Mesa. Esta modalidade esportiva não requer grande espaço físico, não é oneroso (o custo fica em torno de R$ 250,00 em materiais), fácil aceitação pelas crianças e jovens, excelente como uma atividade física, entre outras coisas que o TM proporciona às pessoas. Abre-se, também, a oportunidade aos estudantes do colégio que estão treinando a dar continuidade ao trabalho quando ingressarem na universidade. Assim, em um espaço físico de 20 m2 o psicólogo do esporte ou o professor-pesquisador pode desenvolver vários trabalhos .tênis de mesa, na psicologia do exercício, pode oferecer aos praticantes de diversas faixas etárias inúmeros benefícios: a psicologia a serviço do bem estar físico e emocional através do esporte.
Por outro lado, quando a escola não oferece espaço para as crianças/adolescentes para a prática do esporte, muitos pais buscam incentivar os filhos a prática de alguma modalidade esportiva ou atividade física em alguma academia ou clube. Enquanto os filhos estiverem ocupados com uma modalidade esportiva, os pais ficam mais tranqüilos, achando que eles estarão longe das drogas ou da violência. Mesmo os pais incentivando a prática do esporte, os estudos mais recentes têm mostrado o aumento do uso de drogas entre os atletas.

OBESIDADE DAS CRIANÇAS NO BRASIL

Obesidade atinge uma em cada cinco crianças no Brasil.
As mudanças de hábitos alimentares, o aumento no consumo de alimentos industrializados ricos em gorduras e um estilo de vida mais sedentário tem sido alvo de discussões entre os especialistas e motivo de preocupação para o Ministério da Saúde. Segundo pesquisa nacional realizada em 2009, 7% das crianças entre 2 e 5 anos de idade estão obesas, índice que dobrou entre as crianças dos EUA.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

CÃNCER DE ESTÔMAGO

Câncer de estômago: mais comum do que se imagina. Também denominado câncer gástrico, os tumores do estômago se apresentam, predominantemente, na forma de três tipos histológicos: adenocarcinoma (responsável por 95% dos tumores), linfoma, diagnosticado em cerca de 3% dos casos, e leiomiossarcoma, iniciado em tecidos que dão origem aos músculos e aos ossos.
O pico de incidência se dá em sua maioria em homens, por volta dos 70 anos. Cerca de 65% dos pacientes diagnosticados com câncer de estômago têm mais de 50 anos. No Brasil, esses tumores aparecem em terceiro lugar na incidência entre homens e em quinto, entre as mulheres. No resto do mundo, dados estatísticos revelam declínio da incidência, especificamente nos Estados Unidos, Inglaterra e outros países mais desenvolvidos.
A alta mortalidade é registrada atualmente na América Latina, principalmente na Costa Rica, Chile e Colômbia. Porém, o maior número de casos ocorre no Japão, onde são encontrados 780 doentes por 100.000 habitantes.
Já no Brasil, de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), estão estimados 21.500 novos casos em 2010, sendo 13.820 em homens e 7.680 em mulheres.

Prevenção
Para prevenir o câncer de estômago é fundamental seguir dieta balanceada, composta de vegetais crus, frutas cítricas e alimentos ricos em fibras, desde a infância. Alimentação pobre em carnes e peixes e nas vitaminas A e C, ou ainda alto consumo de alimentos defumados, enlatados, com corantes ou conservados em sal são fatores de risco para esse tipo de câncer.
Algumas doenças pré-existentes podem ter forte associação com esse tipo de tumor, como anemia perniciosa, lesões precancerosas (como gastrite atrófica e metaplasia intestinal), e infecções pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori). Fumantes que ingerem bebidas alcoólicas ou que já tenham sido submetidas a operações no estômago têm maior probabilidade de desenvolver esse tipo de câncer, assim como pessoas com parentes que foram diagnosticados com câncer de estômago.


ACNE NAS MULHERES

Mulheres adultas e acne, é comum?
Com maior probabilidade de surgir na adolescência, a acne é um pesadelo na vida da mulher adulta. Um dos atributos mais importantes para a mulher moderna é a boa aparência. Essa preocupação está diretamente ligada à autoestima e qualquer problema que interfira negativamente nesse aspecto é indesejado. Dentre as ameaças que conspiram contra a beleza da mulher está a acne, que atinge cerca de 30% do público feminino e pode ser considerada um dos problemas mais complicados de se tratar.
O surgimento da acne na mulher, na maioria dos casos, ocorre de duas maneiras: a persistente, que continua após a adolescência e a tardia, que se desenvolve a partir dos 25 anos, provocada pelo aumento de hormônios sexuais (andrógenos). Mas estudos revelam que existem outros fatores que podem justificar o desenvolvimento de acne na mulher, como o estresse, que está ligado diretamente à agitação cotidiana.

Brasil só perde para EUA em número de academias


Uma combinação entre aumento da renda da população e disseminação de um estilo de vida saudável, aliada à definição do Brasil como sede dos dois mais importantes eventos esportivos do mundo está aquecendo negócios ligados a atividades físicas no País. De 2007 para cá, o número de academias no Brasil dobrou para 15.551, deixando o País atrás apenas dos Estados Unidos. O setor gerou receitas de US$ 1,11 bilhão no último ano.

Os dados são do último relatório da IHRSA Association (International Health, Racquet & Sportsclub), entidade internacional do setor. A perspectiva é de que esse mercado continue avançando a passos largos, afirma Waldyr Soares, representante da entidade no País e presidente da Fitness Brasil, que atua no mercado de fitness, saúde e bem-estar, no Brasil e na América Latina. "Nos próximos dez anos, seremos o grande país na área de atividade física, saúde e bem-estar. O segmento que mais vai crescer é o de academias de baixo custo, graças à ascensão das classes C e D."

É nesse mercado que a SmartFit está de olho. Lançada em agosto de 2009, a academia oferece um número restrito de atividades a preços baixos. Já tem oito unidades em quatro capitais e planeja abrir dez academias por ano. O presidente, Edgard Corona, afirma que o objetivo é atrair um público que não estava sendo atendido. "Pessoas que queriam fazer só musculação ou esteira, tinham de pagar pela estrutura de uma grande academia."

Segundo Corona, 70% das pessoas que se inscrevem na SmartFit nunca tinham pago para se exercitar. As primeiras unidades foram abertas em bairros nobres como Copacabana, no Rio, e Morumbi, em São Paulo. Para Soares, da IHRSA, a estratégia da empresa é usar essas regiões como vitrines e depois se expandir pela periferia.

A rede A!Body Tech, de academias voltadas para a classe A, também se prepara para entrar no segmento de baixo custo. A partir do ano que vem, as academias Fórmula, de São Paulo, adquiridas em 2008, funcionarão sob a bandeira BodyTech, e a marca paulista será usada em um projeto voltado para as classes B e C, conta Luiz Urquiza, um dos sócios.

"A ideia é desenvolver um produto com oferta de serviços simplificada - atividade cardiovascular, musculação e pouca coisa coletiva, como spinning". O modelo de negócios será o de franquias. Até o fim do ano, duas unidades piloto serão montadas na periferia do Rio e as primeiras franquias devem ser concedidas no segundo semestre de 2011. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

PARABÉNS ITABUNA (BA)

PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!! Parabéns Itabuna (BA) pelo aniversário de seu centenário. A equipe CDC homenageia a todos aqueles que contribuiram para o crescimento e desenvolvimento desta cidade.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

HOSPITAIS FEDERAIS

Saúde libera R$ 100 milhões para os hospitais federais universitários de todo o paí.s Até o fim do ano, mais R$ 200 milhões serão investidos na reestruturação destes hospitais.

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (19) a liberação de R$ 100 milhões para a reestruturação e revitalização de 45 hospitais federais universitários em todo o país. O valor, que será incorporado ao teto financeiro anual dos estados, municípios e do Distrito Federal, será repassado a partir de agosto pelo Fundo Nacional de Saúde, dentro do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Federais (REHUF), do ministério.

DIABETES NA AMÉRICA LATINA

Diabetes é responsável por 9% das mortes na América Latina. Diabetes causa 330 mil mortes por ano na América Latina. Em duas décadas o número de diabéticos passará de 285 milhões para 438 milhões no mundo. Brasil, que figura entre os 10 países com maior índice de diabéticos, vem obtendo resultados promissores com realização da Cirurgia do Diabetes. As complicações causadas pelo diabetes são responsáveis por 9% de todas as mortes registradas na América Latina e no Caribe -cerca de 330 mil pessoas irão morrer em 2010 por causa da doença, de acordo com estimativas da Fundação Mundial de Diabetes e da Federação Internacional de Diabetes. O número de diabéticos deve aumentar em 65% na América Latina nos próximos 20 anos. A estimativa é de que cheguem a 30 milhões o total de casos latino-americanos nas duas décadas e que aumente de 285 milhões para 438 milhões o número de pessoas com a doença no mundo, de acordo com o levantamento da Fundação Mundial de Diabetes divulgado no início de julho durante a Conferência sobre Diabetes para a América Latina, realizada em Salvador.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

FISIOLOGIA DA PAIXÃO

Bom dia, Cássio Emílio

Sou assessora da médica fisiologista Cibele Fabichak, estudiosa da fisiologia da paixão. Por meio de estudos científicos é possível afirmar que a paixão funciona de maneira similar a uma verdadeira droga. Estudos mostram o que ocorre no corpo quando nos apaixonamos.
Baseada nesses estudos e na sua experiência profissional, a médica escreveu um breve artigo analisando o caso do goleiro Bruno, do Flamengo, suspeito de ser o mandante da morte da ex-amante.
Se for do seu interesse, Dra. Cibele está disponível para entrevista sobre o assunto.

O Caso Bruno e o trio explosivo: sexo, paixão e endorfinas...

O caso do desaparecimento de Eliza, ex-amante do goleiro do Flamengo, Bruno, é mais um exemplo, dentre tantos outros, de como o trio - sexo, paixão e endorfinas - pode levar a desfechos trágicos e até mortais.
A paixão (fase inicial do amor, onde há desejo sexual e atração física) é um estado alterado do cérebro, em que um coquetel de hormônios e substâncias provoca seus sinais característicos, tais como euforia, intenso busca por satisfação sexual, sensação indisfarçável de felicidade, energia aumentada, insônia, perda de apetite, tremor nas mãos, palpitação, respiração acelerada, pensamentos obsessivos, grande empatia, intensa saudade e dependência emocional e finalmente, a focalização somente nas qualidades do ser amado.
Estar apaixonado é experimentar um turbilhão de emoções, muitas vezes contraditórias e volúveis, como medo, insegurança e dúvidas. Mas à medida que o casal vive intensamente essa relação, provoca um “embaçamento” da visão crítica do outro. Morar junto precocemente, comprar um imóvel juntos, emprestar dinheiro para o parceiro, ou até engravidar sem planejamento podem ser exemplos de equívocos cometidos por casais completamente submersos nos hormônios da paixão e sem discernimento racional adequado do outro.
E por que isso acontece? Os pesquisadores acreditam que é porque certos hormônios e substâncias “ligam” áreas cerebrais do prazer e “desligam” algumas áreas do julgamento crítico. As endorfinas (um tipo de opióide) são liberadas no cérebro em grandes quantidades durante a paixão (principalmente durante a atividade sexual) e produzem uma sensação de prazer, relaxamento, bem-estar e felicidade muito característica no apaixonado.
Os estudos mostram que as endorfinas, juntamente com outras substâncias, “estimulem” certas áreas do cérebro que favorecem o estado de prazer intenso e, por outro lado, inibem outras regiões que reduzem o discernimento crítico sobre o ser amado. O cérebro nos engana e cria uma percepção irreal do outro, em que defeitos não existem, o medo do desconhecido é drasticamente reduzido e, os critérios de avaliação racional do parceiro estão muito diminuídos.
No caso do goleiro, Eliza parece que vivia uma paixão intensa e obsessiva por Bruno, que provavelmente fez com que ela perdesse seu censo crítico, e se apaixonasse por uma pessoa de caráter um tanto duvidoso. Aliás, outro caso é o da advogada Mércia Nakashima que, talvez, contenha componentes deste tipo de distúrbio.
Os dois casos ainda estão sob investigação da polícia e não nos cabe julgar.
O que faço aqui é uma reflexão, utilizando a minha experiência profissional. É fato que alguns apaixonados já sofreram por não enxergarem os defeitos do ser amado. Por isso acho que vale a pena meditarmos um pouco mais sobre esse turbilhão de emoções e hormônios com que convivemos diariamente, buscando conhecer melhor a química da paixão, para fazermos boas escolhas em nossas vidas.

AUTORA: CIBELE FABICHAK – Médica Fisiologista

Mais informações:
Adriana Franco
Tel: (11) 4177-5821 / (11) 4365-1173
(11) 9155-9423
adriana@souzafranco.com


quarta-feira, 7 de julho de 2010

ANEURISMA CEREBRAL

Médicos alertam para o risco do aneurisma cerebral . Muitos pacientes evoluem bem e não apresentam seqüelas, porém outros podem ter déficit neurológico e até mesmo evoluir ao óbito.

O aneurisma cerebral consiste na dilatação de uma artéria intracraniana. Isto acontece devido ao enfraquecimento da parede do vaso, tornando-a suscetível a ruptura e sangramento. Uma comparação simples para entender como é um aneurisma: imaginar uma bexiga na parede de uma mangueira.

Segundo Rodrigo Leite de Morais, especialista do Hospital da Cruz Vermelha do Paraná, muitas pessoas podem nascer com aneurisma que, com o passar do tempo, vai aumentando e pode romper. Os principais fatores de risco para a ruptura do aneurisma são hipertensão arterial e o tabagismo. “O quadro clínico é muito variado. A dor de cabeça súbita e de forte intensidade na região da nuca é o sintoma mais comum. Pode estar associada com vômitos, crise convulsiva, perda de consciência, queda da pálpebra, rigidez do pescoço e déficit visual”, relata o médico.

SEMINÁRIO NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA MONTENEGRO

Acontecerá nesta quinta-feira (08 de julho) o Seminário "Desenvolvimento Motor em Crianças, Adolescentes e Adultos" na FAM. Alunos do segundo semestre do curso de educação física e coordenação estão organizando o evento.
Segundo o prof. Cássio Emílio, a comunidade acadêmica vem desenvolvendo projetos interdisciplinares e trabalhos sociais que serão abordados neste seminário. O evento está aberto a profissionais de áreas afins e serão abordados 8 temas.

FESTIVAL DE MÚSICA

O FACE - Festival Anual da Canção Estudantil está em seu terceiro ano e vem modificando a rotina dos estudantes nas escolas estaduais da rede pública bahiana. Os estudantes participam de oficinas de canto, expressão corporal e voz. Este evento estimula os saberes artísticos e desenvolve a música popular. Neste ano, 52 escolas públicas da rede estadual sob a direção da DIREC 7 aderiram ao FACE e realizaram seus festivais locais. Segundo a profª Miralva Moitinho, a próxima etapa consiste em selecinar as 15 melhores músicas para o festival regional que acontecerá dia 20 de julho no Centro Cultural Adonias Filho em Itabuna (BA).

ESCOLAS ESTADUAIS E INTERNET

Todas as unidades escolares da Secretaria de Educação do Estado da Bahia terão acesso à internet. Esses recursos tecnológicos já chegam a 80% das 1.544 unidades estaduais. A DIREC 7 de Itabuna já desenvolve projetos e trabalha para atingir todas as escolas da região.
Para que as escolas utilizem melhor a tecnologia em sala de aula, a Secretaria da Educação, através do Instituto Anísio Teixeira, oferece capacitação para os professores, além do "Projeto NTE Vai à Escola".

Treinamento Funcional, a atividade do momento



Treinamento Funcional está no topo das atividades desenvolvidas pelos profissionais envolvidos com qualidade de vida e resultados duradouros.
Mas será que abaixar e levantar, girar e estender, com bolas e elásticos faz mesmo diferença no seu condicionamento físico?
Tudo, como sempre, depende de um profundo conhecimento do corpo humano, sua fisiologia e mais do que tudo a quem se destina.
Um bom programa de treinamento funcional, mescla atividades neuromusculares com atividades de predominância aeróbia, buscando um equilíbrio orgânico.
A diversidade do uso de materiais auxiliares, cria uma aula mais dinâmica e completa. O professor deve estar atento as respostas orgânicas do aluno, para o correto dimensionamento da intensidade dos exercícios.
O treinamento deve estar focado nas necessidades individuais de cada aluno, sempre respaldado nos exames médicos e nas avaliações físicas periódicas.
Sim, você consegue chegar aos seus objetivos, mas a regularidade da prática, como em qualquer tipo de treinamento físico é fundamental para a sedimentação dos resultados.
A grande diferença neste tipo de treinamento é o foco, mas voltado para a qualidade de vida do que para a estética corporal, o que acaba acontecendo, mas naturalmente, como conseqüência da prática regular da atividade.
Em resumo, esta é uma tendência atual e deve ser amplamente utilizada pelos profissionais da área nos próximos anos.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

No inverno, dê um Up na malhação com Pilates


Método, quando combinado com exercícios aeróbios, potencializa emagrecimento


Se, com a chegada do frio, a tentação de interromper a ida à academia ou ao treino é grande, saiba que malhar no inverno pode ser ultravantajoso. O organismo, nessa época, necessita de mais energia para se manter aquecido, ou seja, o metabolismo fica mais acelerado e ocorre uma maior perda calórica. Perfeito, não? Além de dar uma mãozinha no emagrecimento, pode-se também turbinar o treino, investindo em novas modalidades indoor que colaborem para definir o corpo, até como forma de motivação. Uma opção que confere benefício duplo, sendo sucesso nas academias, é o Pilates: acelera a perda dos quilinhos extras e é praticado em estúdios, protegendo o organismo do frio de parques e clubes.
Apesar de não ser uma atividade aeróbia, o método trabalha intensamente os músculos profundos e a região do core, além de tonificar pernas, braços e abdômen. "O nível de eficácia da prática, ao ser intercalada com um exercício físico de alto gasto calórico, como corrida, ciclismo, power jump, é muito maior", garante a professora Rafaela Porto da Pilates StudioFit. "Além de criar uma massa magra e promover uma respiração profunda, o Pilates auxilia na queima calórica por conter exercícios de resistência muscular", complementa.
Quando as temperaturas estão realmente baixas, até nos ambientes internos, o tempo da atividade física deve ser maior. Segundo a educadora, até um aquecimento mais longo se torna essencial nessa época do ano, pois lubrificam as articulações e preparam o corpo para receber o impacto e esforço físico. "No aquecimento, é indispensável a mobilização das principais articulações do nosso corpo e o Pilates consegue seguir esse princípio durante toda a aula. Para isso, utiliza-se exercícios específicos como, por exemplo, alongamento de uma perna, oblíquos, tesoura, flexão lateral, flexão de braço, entre outros".
O bacana é que, no Pilates, o aluno não precisa repetir até a exaustão determinado movimento, pois a eficiência não está na quantidade e, sim, na qualidade. Por isso, inclusive, precisar a perda de calorias durante uma aula é bem difícil, já que cada sessão tem objetivos diferentes. Em média, são consumidas 400 cal por aula, independentemente do formato (Mat ou estúdio).
Com a prática regular do Pilates, duas ou três vezes por semana, Rafaela garante que em apenas um mês já é possível sentir uma musculatura mais forte, equilibrada e o alívio de desconfortos gerados por dores musculares. Agora, se o objetivo é ficar com o corpo sarado, os resultados demoram um pouco mais, em torno de dois a três meses. Tempo suficiente para chegar ao verão no pique e esbanjando boa forma.

http://www.pilatesstudiofit.com.br/

Chocolate amargo pode ser benéfico para hipertensos, indica pesquisa



Seguindo evidências de outros estudos que indicam benefícios do chocolate para a saúde cardiovascular, uma nova pesquisa da Universidade de Adelaide, na Austrália, sugere que o chocolate amargo, rico em cacau, pode reduzir levemente a pressão sanguínea de pessoas que sofrem de hipertensão. A análise de 13 estudos realizados entre os anos de 1955 e 2009, envolvendo 15 testes, indicou que pessoas com hipertensão podem reduzir sua pressão em 5% com a ingestão de chocolate escuro em apenas duas semanas. E o mesmo efeito não foi observado para pessoas com a pressão normal. "O chocolate escuro e produtos de cacau ricos em flavonoides têm atraído interesse como uma opção alternativa de tratamento para hipertensão, um conhecido fator de risco para doença cardiovascular. Meta-análises anteriores concluíram que alimentos ricos em cacau podem reduzir a pressão sanguínea", escreveram os autores, na revista especializada BMC Medicine. "Nosso estudo sugere que o chocolate escuro é superior ao placebo em reduzir a hipertensão sistólica ou a pré-hipertensão diastólica", concluíram.

http://www.boasaude.com.br/
Fonte:Boa Saúde - UOL Blog 30/6/2010

sábado, 3 de julho de 2010

A musculação como tratamento na Melhor Idade.



Até muito pouco tempo atrás a musculação era vista e conhecida como uma "fábrica de músculos", em que os praticantes eram apenas homens grandes e fortes e as mulheres "saradas".

Felizmente essa visão vem mudando graças ao grande número de pesquisas científicas que vem sendo realizadas sobre este assunto.

O público que vem sendo mais beneficiado através da musculação, com melhoras expressivas na qualidade de vida são pessoas na Melhor Idade.

Nessa faixa de idade a musculação bem orientada pode e deve ser utilizada como tratamento e prevenção de várias doenças, em especial: a doença no coração (coronariana), a pressão alta (hipertensão arterial), diabetes do tipo II (mais comum após os 40 anos), obesidade, osteoporose, neoplasias do cólon, ansiedade e depressão. Os aspectos mais favoráveis são:

- Aumento do colesterol bom (HDL).
- Redução dos triglicerídeos.
- Redução da pressão alta (arterial) ou até redução da quantidade de medicamentos.
- Redução da tendência a arritmias, devido à diminuição da sensibilidade à adrenalina causada pelo estresse.
- Aumento da sensibilidade das células à insulina, auxiliando indivíduos com diabetes tipo II.
- Estímulo ao metabolismo dos carboidratos gastando mais energia e auxiliando no emagrecimento.
- Estímulo hormonal equilibrado para as necessidades do organismo.
- Estímulos imunológicos, deixando o corpo mais resistente às implicações do dia a dia.
- Redução da gordura corporal devido ao maior gasto calórico.
- Aumento da massa muscular auxiliando nas atividades diárias.
- Tendência à elevação da taxa metabólica pelo aumento de massa muscular.
- Manutenção e em alguns casos até aumento da massa óssea para indivíduos com osteoporose ou osteopenia.
- Melhora da flexibilidade.

Esses aspectos só são demonstrados nos indivíduos praticantes de musculação, que possuem um acompanhamento seguro, eficaz, consciente e freqüente, que leva em consideração os aspectos individuais de cada participante. Segundo o último consenso do Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM), para o público da Melhor Idade é indicado realizar musculação três vezes por semana em dias alternados.

Não tenha medo, os músculos são os responsáveis pela sustentação e movimentação de todo seu corpo, se eles estiverem fortes, você poderá fazer muitas coisas.


Prof. Jeferson Luis da Silva, CREF 5383-G/SP, é educador físico, doutorando em Cardiologia pela Faculdade Medicina da USP - InCor, Membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia do Exercício e possui trabalhos científicos expostos em congressos internacionais.

http://www.exercitandosaude.com.br/
Fonte:Exercitando Saúde 30/6/2010

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Anvisa determina que propaganda de alimentos avise sobre danos à saúde



Em no máximo seis meses as propagandas de bebidas com baixo teor nutricional e de alimentos com elevadas quantidades de açúcar, de gordura saturada ou trans e de sódio vão mudar. Esse é o prazo que as empresas têm para se adequar à resolução publicada hoje no Diário Oficial. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a decisão estabelece novas regras para a publicidade e a promoção comercial desses alimentos. O objetivo é proteger os consumidores de práticas que possam, por exemplo, omitir informações ou induzir ao consumo excessivo."O consumidor é livre para decidir o que comer. No entanto, a verdadeira liberdade de escolha só acontece quando ele tem acesso às informações daquele alimento, conhece os riscos para a sua saúde e não é induzido por meio de práticas abusivas", afirma a gerente de monitoramento e fiscalização de propaganda da Anvisa, Maria José Delgado. Ainda segundo o órgão, com a nova resolução, ficam proibidos os símbolos, figuras ou desenhos que possam causar interpretação falsa, erro ou confusão quanto à origem, qualidade e composição dos alimentos. Também não será permitido atribuir características superiores às que o produto possui, bem como sugerir que o alimento é nutricionalmente completo ou que seu consumo é garantia de uma boa saúde. Uma das grandes preocupações da resolução está focada no público infantil, reconhecidamente mais vulnerável.AlertasAo se divulgar ou promover alguns alimentos será necessário veicular alertas sobre os perigos do consumo excessivo. Para os alimentos com muito açúcar, por exemplo, o alerta é "O (marca comercial) contém muito açúcar e, se consumido em grande quantidade, aumenta o risco de obesidade e de cárie dentária". No caso dos alimentos sólidos, esse alerta deverá ser veiculado quando houver mais de 15g de açúcar em 100g de produto. Em relação aos refrigerantes, refrescos, concentrados e chás prontos, o alerta será obrigatório sempre que a bebida apresentar mais de 7,5 g de açúcar a cada 100 ml.Os fabricantes de alimentos, anunciantes, agências de publicidade e veículos de comunicação que não cumprirem as exigências estarão sujeitos às penalidades da lei federal, com sanções que vão de notificação a interdição e multas entre R$ 2 mil e R$ 1,5 milhão.
http://www.uol.com.br/
Fonte:Agência Estado (UOL) 30/6/2010

terça-feira, 22 de junho de 2010

TORNEIO DE FUTSAL MONTENEGRO



Alunos do VIII Semestre e o Prof. Cristovam

Entrega da Premiação para a equipe Campeã

Ocorreu no dia 16 de junho o Torneio de Futsal Montenegro, o evento faz parte do calendário da Faculdade sendo organizado pelos alunos do oitavo semestre do curso de Educação Física, o qual teve a coordenação do professor Cristovam Crispim que ministra a disciplina Futsal. A realização do torneio serve como critério de avaliação dos alunos e segundo o professor Cristovam o evento foi um sucesso. Houve a participação dos alunos da rede estadual de ensino de Ibicaraí, os quais elogiaram bastante a organização do torneio.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

BRASIL AVANÇA NO COMBATE AO TABAGISMO

Proporção de fumantes cai de 16,2% para 15,5% em quatro anos. Ministério da Saúde defende aprovação de lei que proíbe fumo em ambientes coletivos. À frente de uma histórica batalha contra o cigarro, o Ministério da Saúde comemora mais uma vitória em prol da saúde dos brasileiros. De 2006 a 2009, o percentual de fumantes na população caiu de 16,2% para 15,5%. O índice é bem menor que na Argentina e nos Estados Unidos, onde respectivamente 35% e 40% da população são dependentes da nicotina. Os dados de tabagismo no Brasil fazem parte da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), que entrevistou 54 mil adultos. De acordo com o levantamento, 19% dos homens e 12,5% das mulheres fumam. A maior queda no uso do cigarro no País ocorreu na faixa etária dos 35 aos 44 anos. Em 2006, 19% da população nessa idade era dependente do tabaco. Em 2009, a proporção de fumantes era de 15,1%.

BRASILEIROS COM EXCESSO DE PESO

Quase metade dos brasileiros tem excesso de peso. Índice de adultos obesos chega a 13,9%. Ministério da Saúde investe na promoção de saúde e atividade física. O índice de sobrepeso e obesidade da população brasileira avançou nos últimos quatro anos. Levantamento mais recente do Ministério da Saúde aponta que, de 2006 a 2009, a proporção de pessoas com excesso de peso subiu de 42,7% para 46,6%. O percentual de obesos cresceu de 11,4% para 13,9% no mesmo período. Os dados fazem parte da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), que entrevistou 54 mil adultos.

A Vigitel 2009 aponta que 51% dos homens e 42,3% das mulheres têm excesso de peso. A ocorrência do problema está relacionada a fatores genéticos, mas há uma influência significativa do sedentarismo e de padrões alimentares inadequados no decorrer da vida. Entre os homens, a situação é mais comum a partir dos 35 anos, mas chega a 59,6% de 55-64. Na população feminina, o índice mais que dobra na faixa etária dos 45 aos 54 anos (52,9%) em relação a 18-24 anos (24,9%). Já a prevalência da obesidade entre homens quase triplica do grupo etário de 18 a 24 anos (7,7%) para 55 a 64 anos (19,9%). Quando se levam em consideração só as mulheres, o índice aumenta mais de três vezes na comparação das duas faixas etárias: de 6,2% para 21,3%.

A coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta, analisa que o expressivo crescimento no número de pessoas com sobrepeso e obesas, em um curto período, é uma tendência mundial. “O Brasil não está isolado nessas estimativas. É mais um reflexo da queda no consumo de alimentos saudáveis e a substituição deles por produtos industrializados e refeições pré-prontas”, comenta.

AÇÕES DE PREVENÇÃO – Além do excesso de peso, uma alimentação pouco balanceada aliada ao sedentarismo pode contribuir com o aparecimento de doenças crônicas. De acordo com a Vigitel 2009, 24,4% da população brasileira foi diagnosticada com hipertensão arterial e 5,8% afirma sofrer de diabetes. O consumo excessivo de sal e gordura é apontado como fator de risco para a pressão alta, enquanto a incidência de diabetes pode estar relacionada à ingestão de grande quantidade de açúcar, massas e alimentos calóricos. Para reduzir o número de obesos, hipertensos e diabéticos, o Ministério da Saúde busca prevenir os problemas que começam na mesa e nos hábitos do brasileiro. As equipes da Estratégia Saúde da Família, que alcançam cerca de 100 milhões de pessoas, orientam as famílias a ter padrões alimentares saudáveis. Desde 2006, a Política Nacional de Promoção da Saúde estimula a realização de atividades físicas em 1,5 mil municípios.

Somente no período de 2006 a 2009, foram repassados R$ 122,4 milhões a todas essas cidades que integram a Rede Nacional de Promoção da Saúde com essa finalidade. Em 2010, serão outros cerca de 50 milhões para a sustentabilidade da Rede de Promoção. “Nós repassamos recursos regularmente para as Secretarias Municipais oferecerem exercícios físicos para a comunidade. O dinheiro também é usado para capacitar os profissionais de saúde a orientar as atividades corporais e lúdicas”, explica Deborah Malta, do Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde também lançou em 2006 o Guia Alimentar para a População Brasileira. Trata-se da primeira vez que foi lançada uma orientação oficial para gestores, profissionais de saúde e população sobre alimentação saudável. Ainda, nutricionistas foram inseridos no apoio às equipes de saúde da família, com a criação do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (Nasf). Atualmente 1.132 unidades do Nasf estão habilitadas em todo o país. Além disso, por meio do Saúde na Escola, leva orientação à estudantes.

SAIBA MAIS

Os índices de excesso de peso são calculados com base no Índice de Massa Corporal (IMC). Qualquer pessoa pode descobrir qual é o próprio estado nutricional com base no peso e na altura. Esse cálculo vale para quem tem de 20 a 60 anos.

P (peso)
IMC = _______________
A² (altura x altura)


IMC (kg/m²) Estado Nutricional
Menor que 18,5 Baixo peso
18,5 a 24,99 Peso adequado
25 a 29,99 Sobrepeso*
Maior que 30 Obesidade*


* Considera-se excesso de peso para IMC a partir de 25, o que inclui sobrepeso e obesidade.

Alimentação, hidratação e tratamentos

Especialistas dão dicas sobre alimentação, hidratação e tratamentos. As pessoas tendem a se cuidar menos durante o inverno. Para não ganhar uns quilinhos extras, preservar a pele bonita e manter a boa forma durante a estação, confira as dicas.

Alimentação – a nutricionista Ione Leandro de Queiroga alerta que é muito importante manter uma dieta equilibrada para não temer a balança. “Tão difícil quanto emagrecer é manter o peso.” Por isso, é necessária muita cautela para não cometer certos abusos, especialmente com algumas delícias típicas da estação como os fondues ou os chocolates quentes, por exemplo. “Tudo pode ser consumido, desde que haja moderação. E se um dia a pessoa cometer algum exagero, basta fazer a compensação no dia seguinte, optando por refeições mais leves”, diz a especialista. Se para algumas pessoas o clima não parece muito propício a saladas, a nutricionista recomenda legumes no lugar de folhas. “Uma porção de abobrinha, cenoura e brócolis no vapor tem aproximadamente 80 calorias. É uma excelente fonte de vitaminas A e C, minerais e fibras. Uma combinação super adequada”, diz Ione, que sugere também arroz integral e uma porção de carne magra grelhada, como complemento. Outra dica dela é poder abusar dos chás entre uma refeição e outra. “O chá-verde, de hortelã, camomila e até o de carqueja são boas opções por serem digestivos”. Os de semente de linhaça, erva-doce e capim-cidreira ajudam no funcionamento intestinal. Para o jantar, as sopas ou os caldos são os pratos mais indicados. “À noite, gastamos menos energia, por isso é importante uma alimentação menos calórica também. As sopas, se preparadas com os ingredientes adequados, são ideais”. Alimentos ricos em carboidrato e gordura devem ser restritos nas receitas.

Hidratação – em dias mais frios, banhos mais demorados e com água muito quente são freqüentes, causando o ressecamento da pele. O dermatologista Abdo Salomão Jr. explica que essa rotina contribui para a retirada da camada de gordura da cútis, o que agrava o problema, e recomenda banhos rápidos e com água morna. Ele também diz que, durante a noite, uma boa dica para evitar a pele quebradiça consiste em utilizar um creme hidratante à base de colágeno, vitamina C, elastina e uréia. “No rosto, as áreas mais sensíveis ficam próximas aos olhos, orelhas, nariz e lábios. O pescoço é outra região delicada, bem como ombros, costas e dorso dos pés”, explica Abdo. Os hidratantes podem ser oclusivos (cremes mais densos e gordurosos, à base de vaselina, ceras e óleos) ou umectantes (compostos de substâncias mais leves e com capacidade de reter água). O rosto deve ser higienizado com água fria e loção ou gel de limpeza com ação profunda.

Tratamento – a fisioterapeuta Ingrid Peres recomenda, para a manutenção da boa forma, não abandonar alguns tratamentos estéticos. Uma das novidades da rede Onodera ajuda no combate à celulite, flacidez e gordura localizada. “O PowerShape reúne três diferentes tecnologias e pode ser aplicado no abdome, nos braços, glúteos, parte posterior, anterior e interna das coxas”, explica Ingrid. O aparelho promove a quebra das moléculas de gordura e ajuda a estimular a produção das fibras elásticas e o colágeno, que são responsáveis pela sustentação da pele. Outro procedimento simples que também garante bons resultados é a massagem de drenagem linfática. “Além de ser relaxante, melhora a circulação sanguínea, elimina as toxinas do corpo e diminui o inchaço. Ótima para amenizar as celulites e tratar a gordura localizada”, diz a especialista. Ela recomenda até três sessões por semana. E insiste na importância de adotar uma dieta equilibrada e de praticar alguma atividade física.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

TATUAGEM X CICATRIZ

Tatuagens: como não transformar uma obra de arte em cicatriz. Dermatologistas da SBD-RESP alertam para os cuidados antes de se fazer uma tatuagem. O desejo de realizar uma obra de arte única ou de expressar uma filosofia de vida, através de uma tatuagem, pode se transformar em um pesadelo se houver arrependimento, por causa das dificuldades em se remover as imagens.
Segundo o Dr. Luiz Henrique Paschoal, dermatologista membro da regional paulista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, “toda tatuagem pode ser removida, mas, os pigmentos claros são mais difíceis, o que pode resultar em cicatrizes ou ainda a permanência de pigmento, afirma.
A tatuagem é feita com a aplicação de pigmentos na pele, os quais atingem a derme – camada mais profunda da pele – e daí as complicações no momento de retirá-la, pois as intervenções possíveis podem afetar os tecidos vizinhos, originando os problemas que deixam as marcas após a retirada.
Já o Dr. Beni Moreinas Grinblat, também dermatologista da SBD-RESP, explica que as técnicas disponíveis para a remoção de tatuagens são:

· Lixamento: como o próprio nome diz, trata-se de um lixamento da pele que visa à remoção da tatuagem. Toda a região onde foi feita a tatuagem é tratada e há riscos de manchas e cicatrizes e por isso esse método é pouco utilizado.

· Retirada cirúrgica da tatuagem: como qualquer cirurgia, deixará uma cicatriz no local.

· Laser q-switched de ruby e/ou de Nd-Yag: o raio laser é uma luz que age especificamente na tinta da tatuagem, poupando o tecido a seu redor, consequentemente, com o tratamento a laser há menor risco de cicatrizes.
Os pigmentos escuros (azul e preto) são os mais fáceis de ser removidos, já o amarelo dificilmente será atingido. “A retirada com o laser é feita em diversas sessões, 8 em média, o que pode representar um custo significativo para o paciente”, alerta o Dr. Beni, completando ser importante uma reflexão prévia antes de se fazer a intervenção.
O tratamento com laser não é indolor, sendo muitas vezes realizado com anestesia tópica. “Durante o tratamento, o uso de protetores solares é indispensável, lembra o Dr. Grinblat. Quanto a realizar uma tatuagem no local onde havia outro desenho, em tese, é possível, mas, depende de a retirada não ter deixado partes do pigmento anterior ou sinais que possam interferir no novo desenho. Mas, se mesmo diante dos possíveis riscos as pessoas desejarem fazer a “tatoo”, o Dr. Luiz Henrique oferece alguns cuidados importantes. Manter o local da tatuagem sempre limpo para se evitar infecções de pele e lesões de acne; observar as condições de higiene no local onde se pretende fazer a tatuagem; exigir o uso de materiais descartáveis e que não são reutilizados, além da higiene do próprio profissional. “Com esses cuidados, será possível evitar que a tão sonhada obra de arte se transforme em uma cicatriz”, completa o Dr. Luiz Henrique Paschoal.


CIRURGIA DO DIABETES

Estudo comprova que Cirurgia do Diabetes é mais eficaz que tratamento convencional.
Pacientes que passaram pela cirurgia do diabetes tiveram uma queda média de 21% nos níveis de glicose no sangue após um ano. Já o tratamento convencional resultou em um aumento de 11% da taxa. Procedimento no Brasil é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina.
Estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, avaliou a eficácia da cirurgia do diabetes comparada ao tratamento convencional, com remédios orais e aplicação de insulina.
Os pacientes que se submeteram a cirurgia do diabetes tiveram, em um ano, uma queda de 21% na taxa de glicose no sangue. Já os pacientes que foram submetidos ao tratamento convencional tiveram no mesmo período um aumento de 11%. “Os resultados dos estudos são bastante promissores. É importante frisar que não se trata de uma nova técnica, conforme vem sendo comunicado à opinião pública. Identificamos que as cirurgias realizadas para obesidade promovem um controle do diabetes tipo 2 bastante eficaz. Ou seja, os procedimentos demonstraram-se mais efetivos para controle da doença metabólica do que para perda de peso”, afirma Thomas Szegö, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), segunda maior associação da especialidade no mundo com quase 1000 filiados.
A cirurgia se mostrou eficaz também na redução do consumo de medicamentos orais e insulina. Antes da cirurgia, 84,3% dos pacientes estavam tomando medicação para controlar a doença e um ano após o procedimento, apenas 22,4% ainda faziam uso de alguma substância. No grupo de tratamento convencional, porém, a porcentagem de pacientes que necessitam de insulina ou medicamento oral saltou de 66,7% para 82% em um ano.

sábado, 5 de junho de 2010

Curso da CDC é um sucesso!
















O curso de Capacitação em Fitness da CDC Consultoria versão 2010 está indo de vento em popa. Os alunos estão bastante motivados. O curso engloba os temas: Musculação, Ginástica Aeróbica, Ginástica Localizada, Step, Jump e este ano foi acrescentado o Spinning. A carga horária é de 60 horas com aulas teóricas e práticas. O contéudo do curso não é visto por completo na formação acadêmica dos alunos. Segundo o professor Cristovam: "Os alunos saem ainda despreparados das Faculdades para atuarem no mercado de Fitness, principalmente na área de Ginástica. Pensando em capacitar melhor este alunos surgiu a idéia de criarmos a CDC Consultoria". A CDC foi fundada em 2003 e de lá para cá já foram realizados diversos cursos de capacitação. Sendo que não ficaram restritos apenas a Itabuna. Ocorreram cursos também em cidades como: Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Porto Seguro, Mucuri, etc. A CDC é composta por profissionais de Educação Física com especializações, mestrado, e com larga experiência no assunto. São eles: Cássio Emílio, Luiz Dentinho e Cristovam Crispim. O certificado do curso é reconhecido pelas Faculdades Montenegro. Tendo o apoio do CREF 13 BA/SE. Também são parceiros da CDC , as academias: Apollo, Vital Fitness, Clin Fitness, Ritmus e Simetria do Corpo.