O Ministério da Saúde autorizou a construção de sete novas Unidades de Pronto-atendimento (UPAs) na Bahia. A população de um total de sete cidades contará com serviços de emergência e urgência capazes de atender as demandas de uma região com até 1,1 milhão de pessoas. As portarias que habilitam as unidades foram publicadas no Diário Oficial da União nos dias 19 e 20 de agosto.
Com investimento de R$ 12,2 milhões para construção e compra de equipamentos, as unidades devem ficar prontas até o fim do ano. A partir do início das atividades das UPAs, o Ministério da Saúde destinará R$ 1 milhão por mês para o custeio dos novos serviços. A previsão é que o Ministério da Saúde autorize recursos para a construção de mais unidades no estado ainda este ano. Em todo o Brasil, serão 250 novas UPAs em 2009.
As UPAs estão voltadas ao atendimento de emergência e urgência. Quando os pacientes chegam às unidades, os médicos estabilizam o seu quadro, definem o diagnóstico e analisam a necessidade de encaminhá-lo a uma unidade hospitalar.
A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192), que organiza o fluxo do atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação. De acordo com a Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, a proposta é reduzir as filas de espera nos hospitais e oferecer um atendimento altamente qualificado.
Com investimento de R$ 12,2 milhões para construção e compra de equipamentos, as unidades devem ficar prontas até o fim do ano. A partir do início das atividades das UPAs, o Ministério da Saúde destinará R$ 1 milhão por mês para o custeio dos novos serviços. A previsão é que o Ministério da Saúde autorize recursos para a construção de mais unidades no estado ainda este ano. Em todo o Brasil, serão 250 novas UPAs em 2009.
As UPAs estão voltadas ao atendimento de emergência e urgência. Quando os pacientes chegam às unidades, os médicos estabilizam o seu quadro, definem o diagnóstico e analisam a necessidade de encaminhá-lo a uma unidade hospitalar.
A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192), que organiza o fluxo do atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação. De acordo com a Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, a proposta é reduzir as filas de espera nos hospitais e oferecer um atendimento altamente qualificado.
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