CDC - Consultoria, Educação e Esporte

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

DEPRESSÃO

Depressão não é apenas “sentir-se para baixo” ou desanimado. É muito mais do que sentir-se triste. Estar deprimido é diferente das sensações de tristeza que fazem parte da vida de todos nós. Para uma pessoa deprimida, estes sentimentos podem ser persistentes, incapacitantes e desproporcionais a qualquer causa externa.

Quem sofre de depressão não tem condições de livrar-se dela simplesmente com as próprias forças e sentir-se bem. Sem tratamento adequado, os sintomas podem persistir por semanas, meses ou anos.

A depressão não ocorre por sua culpa. Não é uma fraqueza. É uma doença que, assim como qualquer outra, pode e deve ser tratada, pois afeta os pensamentos, sentimentos e atitudes. Geralmente, vem acompanhada de alterações de humor, sono, apetite e outras funções do organismo.

Possíveis causas da depressão

A depressão pode ser provocada por fatores genéticos, biológicos ou circunstanciais, isolados ou combinados entre si, tais como:
· história familiar
· alterações hormonais, como hipertireodismo
· uso de drogas ou álcool
· certos medicamentos
· doenças crônicas com AIDS ou câncer
· doenças psiquiátricas

Algumas situações de estresse intenso ou uma perda importante, podem desencadear depressão. Muitas vezes, a depressão pode surgir mesmo quando tudo vai bem na vida da pessoa.

É importante lembrar que a depressão não é resultado da fraquezas pessoais, preguiça ou falta de força de vontade. Depressão não é sua culpa! É uma doença tratável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário