CDC - Consultoria, Educação e Esporte

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

SAÚDE AUTORIZA MAIS DOIS CENTROS DE TRANSPLANTE NA BAHIA

Unidade contribuirá para o aumento no número de atendimentos no Brasil.
Em 2008, foram realizados 18.989 procedimentos em todo o país

O Ministério da Saúde autorizou dois novos centros especializados em busca ativa e retirada de múltiplos órgãos e tecidos na Bahia. Portaria publicada no Diário Oficial da União credencia a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e o Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães a realizar os procedimentos. Equipes capacitadas identificarão potenciais doadores, farão diagnóstico de morte cerebral e buscarão autorização dos familiares para a doação.

Na Bahia, foram 363 operações em 2008, 27,82% a mais que no ano anterior. Os transplantes de córneas e de rins responderam, no ano passado, por 90% do total desses procedimentos no estado.

Em todo o país, foram realizados 18.989 transplantes de diversas modalidades em 2008. O número representa um aumento de 9% em relação a 2007, quando foram feitos 17.428. Esse crescimento foi impulsionado justamente pela habilitação de novos centros, ao lado da quantidade maior de doadores vivos. Atualmente, há 529 centros e 1.366 equipes autorizadas a realizar transplantes em todo o território nacional. Dessas, são 25 unidades e 40 equipes na Bahia.

No mesmo dia em que os centros baianos foram credenciados, outras 10 unidades — distribuídas nos estados do Acre, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Ceará — foram autorizadas em procedimentos como transplante de córneas, fígado, rins e pâncreas, além de busca ativa e retirada de múltiplos órgãos e tecidoS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário